“Se esse pregão não der certo, faremos nova consulta”, informou o reitor

Os coordenadores gerais da Assufrgs Sílvio Corrêa e José Luís Rockenback (Neco) trataram de quatro pontos na audiência com o reitor da Ufrgs, Carlos Alexandre Netto, e o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Maurício Viegas da Silva, na manhã desta sexta-feira, dia 23.

Veja ponto a ponto o que foi tratado:

1 – Plano de Saúde

Após o último pregão ter sido deserto, o reitor informou que um novo pregão foi publicado na semana passada com abertura prevista para o início de março. Se este pregão não resultar na definição de uma empresa, o único caminho será realizar uma nova consulta à comunidade. Mas o reitor acredita que o fato do governo ter aumentado o valor da contrapartida deve facilitar que as operadores apresentem propostas.

A coordenação também questionou se o contrato a ser fechado não atingir a totalidade dos servidores poderá ser revista daqui a dois anos com a realização de uma nova consulta. O reitor afirmou que sim, quando o contrato estiver para expirar poderá ser realizada uma nova consulta à comunidade.

O reitor disse estar tão preocupado quanto o Sindicato com esta questão e que a Reitoria está trabalhando para que o pregão dê certo. Assim como, garantiu que o ressarcimento continuará sendo feito até a contratação do Plano de Saúde. Também salientou que o valor contingenciado está sendo utilizado na melhoria do atendimento à saúde dos servidores, com melhorias das instalações do DAS.

2 – 3,17%

Maurício informou que há uma discordância em relação aos cálculos e que estes estão sendo finalizados para serem encaminhados ao juiz. O reitor se comprometeu em conversar com a Procuradoria para agilizar o processo.

3 – Empresa terceirizada CLINSUL

A Assufrgs questionou sobre o atraso no pagamento de trabalhadores terceirizados ligados à CLINSUL. Maurício salientou que estão sendo tomadas as providências e que a empresa já pagou o salário de dezembro e em breve pagará o 13º. Foi realizado um dossiê sobre e empresa e encaminhado ao Macedo para verificar se a empresa terá condições de atender o contrato. Além disso, informou que foram criadas duas divisões na Gerência de Terceirizados para um maior controle dos contratos. A Ufrgs tem hoje mais de mil trabalhadores terceirizados.

4 – PDI e Avaliação de Desempenho

A coordenação informou da realização do Seminário de Avaliação de Desempenho e solicitou a retomada da discussão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O reitor disse que o responsável por liderar este processo é o vice-reitor Rui Vicente Oppermann e que a partir de março deve ser deflagrado.

Sobre a Avaliação de Desempenho, Maurício informou que após a aprovação da Decisão 939/08 do Consun, o CPD já começou a trabalhar no sistema para a implementação do programa e a realização do manual. Segundo ele, a avaliação deverá servir como um instrumento que indique a necessidade de capacitação e identifique as condições de trabalho. E como entende-se que a Universidade cumpriu com suas metas institucionais, todos os servidores terão a progressão pela nota máxima, dando um prazo até o final deste ano para serem criadas as metas que balizarão a avaliação. Quanto à apresentação do programa aos diretores de Unidades, Maurício garantiu que será feito a partir de março.

Por fim, o reitor salientou sua disposição ao diálogo e convidou a Assufrgs a participar do evento de recepção dos novo servidores em março