Inep aponta queda no ritmo de criação de novas instituições de ensino superior no país

Um dia após a divulgação do Censo da Educação Superior de 2007, o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta terça-feira (3) a sinopse do material, que aponta queda no ritmo de criação de novas instituições de ensino superior no país.

De acordo com a categoria administrativa, as instituições municipais apresentaram aumento de apenas 1,7%, as federais de 1% e as privadas de 0,5%. Houve ainda queda de 1,2% no número de instituições estaduais em decorrência de integrações.

O número total de universidades em todo o país, segundo o Inep, passou de 178 para 183, enquanto as faculdades saíram de 1.973 para 1.978. Um único centro univeristário foi criado durante o período, um acréscimo de 0,8%.

O maior número de faculdades e de centros universitário está vinculado ao setor privado – 92,5% e 96,7%, respectivamente. Já as universidades, de acordo com a sinopse, estão distribuídas “em proporção aproximada” de 52,5% para o setor público e de 47,5% para o privado.

Fonte: Paula Laboissière/Agência Brasil