Estudantes convocam manifestação nesta terça (10), às 10h30, na Reitoria da Ufrgs

A Assufrgs participará da manifestação convocada pelos estudantes nesta terça-feira (10), às 10h30, na Reitoria da Ufrgs, pela garantia de RU no mês de fevereiro.

Veja abaixo o Manifesto por uma UFRGS sem fome.

Você almoça no Restaurante Universitário da João Pessoa?

Devido ao recente aumento de vagas da UFRGS, compreendemos a necessidade de uma ampliação urgente do espaço dos restaurantes universitários e somos os primeiros a reivindicar tal ampliação.

A reforma do RU Campus Centro, iniciada no mês de setembro, tinha como data de término das obras o primeiro dia útil de fevereiro, com funcionamento normal a partir de então. Porém, o prazo foi adiado para o dia 25 de fevereiro devido ao atraso das obras, prejudicando cerca de 500 pessoas, entre elas estudantes moradores da Casa do Estudante e demais frequentadores do Campus centro, como os bolsistas do projeto Conexões, além de técnicos-administrativos da Universidade. Por isso, a Secretaria de Assuntos Estudantis foi contatada e comprometeu-se a resolver o problema, adotando a sugestão dos estudantes de disponibilizar transporte até o RU do Campus Saúde e, além disso, o compromisso da abertura do RU Centro no novo prazo estabelecido (25.02.09).

Como não houve sensibilidade por parte da Reitoria em receber o grupo de estudantes que reivindicavam uma solução imediata para o problema, nós, estudantes universitários exigimos:

– O cumprimento imediato do termo de compromisso assinado pelo Secretário de Assuntos Estudantis, Edílson Amaral Nabarro, com a disponibilização imediata de transporte para o RU do Campus Saúde até a entrega do RU do Campus Centro;

– Visto que a Universidade não deixa de funcionar nos meses de Janeiro e Fevereiro e que muitos estudantes e técnicos-administrativos continuam a frequentá-la, reivindicamos a abertura de todos os RUs em tempo integral, mesmo que a demanda seja menor;

– Perante os mesmos argumentos citados acima e pelo fato de que não deixarmos de ser estudantes nos sábados, domingos e feriados, exigimos que, pelo menos, seja servido almoço aos sábados, pois muitas disciplinas desenvolvem atividades e / ou são ministradas aos sábados;

– Perante as novas dificuldades que possam surgir na economia brasileira devido à crise econômica vigente, queremos também por meio deste defender as verbas da educação e, principalmente, as verbas direcionadas à assistência estudantil, sendo intolerantes a qualquer corte de recursos para as instituições de ensino. Logo, não aceitaremos nenhum possível aumento do preço dos RUs, e para impedir tal situação, afirmamos que os estudantes estão devidamente mobilizados.

A ampliação de vagas na Universidade é necessária, porém também é necessária a qualidade devida para garantir a permanência e diplomação dos estudantes que nesta Universidade entram. Consideramos a assistência estudantil o instrumento-chave para a qualidade do ensino e por ela seguiremos mobilizados.

Assinam este manifesto:

Grupo de estudantes moradores da CEU
Grupo de estudantes freqüentadores do Campus Centro
DCE UFRGS, Gestão “DCE Sempre em Frente! UFRGS Pra que(m) te quero?
ASSUFRGS – SEÇÃO SINDICAL