Deputada critica omissão do governo Yeda relativa à 1ª Conferência Nacional de Educação

A deputada Marisa Formolo (PT) critica a omissão do governo Yeda Crusius relativa aos preparativos à 1ª Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontecerá de 23 a 27 de abril de 2010, em Brasília. Para a parlamentar, a gestão estadual precisa constituir as comissões organizadoras responsáveis pelas conferências municipais e estaduais, que ocorrerão no primeiro e segundo semestres em todo país, respectivamente.

“É inaceitável a omissão do governo estadual”, alertou Marisa, na manhã desta terça-feira (17). Ela solicitou à Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa que peça uma posição formal do governo sobre a Conae, que tem como desafio construir um Sistema Nacional Articulado de Educação.

Liderados pelo Ministério da Educação, setores da educação básica, da superior e da pós-graduação públicas e particulares do país já estão mobilizados na preparação da Conferência Nacional. Aqui no Rio Grande do Sul a Comissão Organizadora da Conferência Estadual tem se reunido sem a presença do governo Yeda. O próximo encontro será às 9h do dia 19 de fevereiro, na sede da Famurs. A Comissão de Educação da Assembléia foi convidada a participar.

Fonte: Stella Máris Valenzuela/Agência Informes