Estudantes de Pelotas fazem mobilização Fora Yeda


Clique aqui e veja as fotos da manifestação

A manhã do dia 25 de Março de 2009 vai ficar marcada na memória da população pelotense. Os caras-pintadas voltaram às ruas. 17 anos depois do Fora Collor, estudantes e trabalhadores saíram às ruas com as caras pintadas para derrubar o Governo Yeda Crusius, atolado em inúmeros escândalos de corrupção.
 
A concentração dos estudantes secundaristas começou às 7 h e 30 min na frente do Instituto de Educação Assis Brasil. Nesta escola, cerca de 100 estudantes se reuniram e aguardaram as outras marchas. Minutos depois, chegaram os ônibus do Colégio Leivas Leite da COHAB Tabalada, com cerca de 40 estudantes, do CIEP e do Sílvia Mello do Bairro Fragata saíram dois ônibus lotados. Do colégio Ginásio do Areal também chegaram dois ônibus lotados.
 
Eram 9 h quando a marcha de 350 estudantes saiu pela Rua Antônio dos Anjos. Na Esquina com a Rua Andrade Neves, ocorreu o encontro com a marcha do Colégio Cassiano do Nascimento que reunia 200 estudantes.
 
Às 9 h 30 a marcha dos secundaristas encontrou-se no Largo do Mercado público com cerca de 100 ativistas do Movimento dos Trabalhadores Desempregados, Movimento Sem Terra, diversos sindicatos (Alimentação, Metalúrgicos, CPERS…) e estudantes da UFPel, UCPel e CEFET.
 
Os representantes de entidades estudantis e sindicais, movimentos sociais, escolas e partidos políticos falaram da crise de corrupção instalada no Rio Grande do Sul. Todos pediram o Fora Yeda!
Em seguida, os lutadores seguiram em marcha pelas principais ruas da cidade, panfleteando a carta à sociedade gaúcha e dialogando com o povo pelotense.
 
O ato foi encerrado às 11 h e 30 min na frente da 5° Coordenadoria Geral de Educação, onde também foi entregue a carta a sociedade gaúcha.

Fotos: Jurandir Silva
Fonte: www.caraspintadasrs.blogspot.com