Sem acordos, greve dos petroleiros se intensifica

A Greve que vem sendo realizada desde esta segunda-feira (23) por todas as centrais sindicais petroleiras do Brasil deve se intensificar nesses próximos dias. Aqui no Rio Grande do Sul, a paralisações ocorrem em refinarias das unidades de Canoas, Osório e Rio Grande. De acordo com Jonas Amar, assessor de comunicação do Sindipetro-RS, mesmo após a realização de duas reuniões nenhum acordo foi firmado.

“Segundo a empresa (Petrobras) houve uma proposta de aumento de participação nos lucros reais para os trabalhadores. Mas em contraponto a empresa não concordou em adicionar os trabalhadores do Rio Grande do Sul e de outras duas empresas do Brasil dentro da participação dos lucros. Ou seja, não houve consenso”. Enfatiza.

De acordo com Jonas, a situação é mais preocupante aqui no Rio Grande do Sul, onde trabalhadores estariam realizando turnos seguidos para que a refinaria na pare.

“Esta acontecendo aqui no Rio Grande do Sul uma reunião em frente à refinaria (Canoas) junto com os diretores e a presidência do sindipetro-RS e o movimentos de greve para que eles consigam entrar na refinaria e analisar a atual situação dos trabalhadores que estariam trabalhando desde que iniciou o movimento de greve. Ou seja, existem trabalhadores em atividade desde a noite de segunda feira e que não puderam sair de seus turnos para que a refinaria não parasse.” Comenta.

Ainda de acordo com o Sindipetro-RS, a greve unificada é uma resposta da categoria petroleira aos ataques que tem sofrido sob a justificativa da crise financeira internacional. Tanto a Petrobrás, quanto as suas prestadoras de serviço têm cortado e flexibilizado uma série de direitos dos trabalhadores, recusando-se a avançar nas negociações com as Centrais Sindicais.

Por Joel Felipe Guindani
Agência Chasque