Porto Alegre pode ter o primeiro quilombo urbano do país reconhecido e com a titularidade definitiva

A Associação Quilombo da Família Silva, em Porto Alegre, é o primeiro quilombo urbano a ser reconhecido no Brasil e pode ganhar, ainda em 2009, a titularidade definitiva. A área, de 6,5 mil metros quadrados, é um enclave entre mansões e condomínios de luxo do bairro Três Figueiras.

Desde os anos 1960, havia tentativas judiciais de despejar os Silva. A partir do decreto presidencial de 2003 que estabeleceu que podem ser definidas como quilombos comunidades com tradição de resistência da população negra, os Silva se fortaleceram. Em 2004, a comunidade foi incluída no Cadastro de Remanescente de Quilombos, da Fundação Palmares, considerado o primeiro passo para o reconhecimento.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) já tem a posse formal de parte do terreno e aguarda o fim da discussão sobre valores a serem pagos aos proprietários do restante da área para transferir a titularidades para os quilombolas. O Quilombo Silva tem 15 casas de madeira nas quais moram 15 famílias, 70 pessoas.