A partir de hoje (15/04) usuários ganham autonomia para trocar de plano de saúde

Quem não estiver satisfeito com seu plano de saúde tem agora uma facilidade para pedir a transferência a outra operadora. Hoje entra em vigor a portabilidade dos planos de saúde. A medida permite ao consumidor mudar de operadora sem ter de cumprir o período de carência do novo plano. As novas regras beneficiam contratos assinados a partir de 1999.

O presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Fausto Pereira dos Santos, apresentou oficialmente ontem, na presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, as mudanças que ocorrerão a partir de hoje nos planos de saúde. Os clientes individuais ou familiares de planos médicos, hospitalares e odontológicos insatisfeitos com sua operadora poderão mudar de empresa sem perder a carência. Na apresentação, foi lançado um guia para orientar 7,5 milhões de consumidores que poderão se beneficiar com as novas regras.

A ANS informou que pretende estender, em 2010, a possibilidade da troca de planos de saúde sem o cumprimento de nova carência para portadores de planos coletivos cujo serviço foi contratado por meio de empresas e associações. Os usuários dos planos coletivos não foram contemplados pela portabilidade. Eles são 70% dos usuários, de um total de 51 milhões.

Fonte ZH e Correio do Povo