1º de MAIO – menos hora para o patrão, mais tempo para a revolução!

O 1º de maio, Dia do Trabalhador, é uma data comemorada internacionalmente. Contudo, com o passar dos anos, as comemorações deste dia foram se desviando do seu sentido fundamental. As lutas e conquistas do trabalhador ao longo dos anos têm sido deixadas de lado diante de ações que não são legítimos instrumentos de luta da classe trabalhadora, como sorteios e distribuições de brindes por parte de determinados segmentos do movimento sindical.

O Sintuperj, então, preparou um vídeo especial para relembrar a história e o verdadeiro significado do 1º de maio.

Clique aqui e assista ao vídeo produzido pela equipe de Comunicação do Sintuperj

Fonte Sintuperj

1º de MAIO – menos hora para o patrão, mais tempo para a revolução!

Por Sérgio Domingues

8 horas para de trabalho, 8 horas de descanso e 8 horas de educação. Este foi o lema da histórica greve que deu origem ao Dia Internacional dos Trabalhadores. A greve foi marcada pela AFL, central sindical dos EUA. Esta central marcou o início de uma greve geral pelas 8 horas para 1º de maio de 1886. A greve começou forte em Chicago, e se espalhou por várias outras cidades.

Mas a luta pela redução da jornada já vinha de longe. Já em 1864, em sua fundação, a Internacional aponta para a redução e fixação da jornada de trabalho. A bandeira era fruto de várias greves que vinham desde os anos 1840/1850, nos países mais industrializados.

Mas os trabalhadores só queriam diminuir a exploração? Só queriam descansar o suficiente para repor as forças necessárias para continuar a ser explorados? Não! 8 horas de descanso, sim! Mas também havia as 8 horas de educação.

A classe trabalhadora só tem sua força de trabalho e a força das idéias socialistas pra enfrentar a burguesia. Portanto, os trabalhadores precisam de tempo para aprender e cultivar suas idéias. Para se organizar e enfrentar os patrões. Para visitar outros operários, em outras fábricas. Para ler e escrever jornais, boletins, cartilhas e livros.

O 1º de Maio continua sendo um marco na luta pela redução da jornada. Para melhorar a vida, criando empregos e oportunidades de lazer. Mas também, e principalmente, pra fazer a revolução!

FONTE NPC