Assufrgs participa do curso de capacitação dos novos servidores

clique aqui e veja galeria de fotos

Os 262 profissionais que ingressaram na UFRGS entre agosto de 2008 e março deste ano estão participando do curso “Formação geral e integração institucional”. Os novos servidores já estão atuando em diversas unidades da instituição e foram selecionados por concurso público. A abertura do evento contou com a participação do reitor Carlos Alexandre Netto e do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Mauricio Viegas e o encerramento com os coordenadores da Assufrgs, José Luís Rockenbach (Neco), Silvio Corrêa e Maria de Lourdes de Oliveira.

Neco saudou os novos servidores e esclareceu que aquele curso, de capacitação, não é uma benesse da Instituição ou do Governo Federal, mas o resultado da luta dos próprios servidores, que tiveram que fazer greves prolongadas para ter um Plano de Carreira, avaliação de desempenho e Plano de Desenvolvimento Institucional. "E mesmo assim, não foi o que nós queríamos!", destacou. Em seguida, fez um relato histórico da Assufrgs, desde o período da ditadura militar, onde o servidor público não podia se manifestar, passando pela mudança de beneficente até se transformar em sindicato. Após a Constituição de 88, quando os servidores públicos conquistaram o direito de se organizar.

Além das lutas, foi destacado que o Sindicato tem uma coordenação eleita proporcionalmente, onde todas as chapas concorrentes tem representação, e regularmente organiza Assembléias da categoria, possui um conselho de delegados, das unidades que se reune uma vez por mês e é filiada a Federação Nacional das Universidades (Fasubra). "Inclusive na próxima semana há um conjunto de assembléias para discutir os rumos da Fasubra nos próximos dois anos e escolher os delegados para irem ao XX Congresso (Confasubra), em maio", relatou.

Os novos sócios foram convidados a participarem das atividades e se filiarem a Assufrgs. Eles receberam a Agenda que faz parte da Campanha de Sindicalização e foram informados que podem usufruir de uma sede campestre, em Porto Alegre, uma colônia de férias em Garopaba e convênios com várias lojas.

Sílvio em seguida falou da legislação sobre o Plano de Carreira e fez uma apresentação de como funciona a Comissão Interna de Supervisão (CIS). "O papel da CIS é ajudar a melhorar a nossa carreira". Ele também explicou os pontos que mais se parecem com o Plano de Carreira que os servidores queriam. Como o Incentivo a qualificação e a briga para que esta seja para todos e a progressão por mérito profissional. No final os novos colegas fizeram diversas perguntas que foram esclarecidas pelos coordenadores.