XX Confasubra reunirá cerca de 1000 delegados, em Poços de Caldas (MG) entre 10 e 16 de maio

O XX Congresso da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras – CONFASUBRA – reunirá cerca de 1000 delegados no Hotel Village Inn, na cidade de Poços de Caldas (MG), entre os dias 10 e 16 de maio de 2009.


O Congresso também é um espaço de formação política para aqueles que começam a participar das lutas da categoria. Por este motivo a Assufrgs, nas assembléias realizadas na Estação Agronômica, no Ceclimar, na Ufrgs e na UFCSPA, entre os dias 27 e 30 de abril, elegeu 26 delegados, 13 suplentes e irá levar, como observadores, mais 13 servidores. A viagem está marcada para domingo dia 10, às 9 horas, no vôo da TAM. A delegação da Ufrgs irá de avião que além de mais confortável e mais rápido, é mais barato que ir de ônibus, conforme pacote fechado com a empresa aérea. No dia 16 a delegação retorna ao Estado. (Clique aqui e leia matéria sobre a escolha dos delegados).

Instância máxima de deliberação da Federação, o XX Confasubra contará com a presença de delegações internacionais de sindicatos ligados às universidades do México, Panamá, Argentina e Uruguai, além de representantes das centrais sindicais CUT, CTB, Intersindical e Conlutas, além de membros da Internacional dos Servidores Públicos, que congrega sindicatos de todo o mundo.

O Congresso da FASUBRA Sindical vai ter como temário Crise: Não Vamos Pagar esta Conta! Nenhum Direito a menos! Em Defesa do Emprego! Avançar nas Conquistas! O objetivo é fazer um balanço dos efeitos da crise para o conjunto dos trabalhadores em universidades, traçar cenários para combater as investidas que tenham por objetivo reduzir direitos já conquistados e apontar perspectivas para o quadro político e econômico que ora se constitui.

Devido à política econômica adotada pelo Governo Federal, o Brasil foi atingido de forma diferenciada pela crise econômica mundial, por isso os servidores públicos compreendem que não há motivos substanciais para que o Governo não cumpra os acordos firmados com o funcionalismo para o período 2009/2010. Por isso, a FASUBRA Sindical entende que todos os esforços devem ser envidados para mobilizar os técnico-administrativos das universidades brasileiras no sentido de fazer com que sejam efetivadas as determinações previstas no acordo fechado após a greve de 2007.

Itens de extrema importância presentes no documento estão pendentes: a evolução na carreira para o biênio 2009/2010; e a revisão do Anexo IV, que estabelece os percentuais das titulações para os técnico-administrativos que possuem especialização, mestrado e doutorado. Outra questão a ser debatida é a racionalização dos cargos para os servidores que possuem atribuições idênticas estabelecidas nos editais dos concursos que prestaram e, no entanto, têm cargos e salários diferenciados.
No XX Confasubra, temas específicos referentes à Federação serão tratados, a exemplo da assembléia onde será ratificada a fundação da Federação, das alterações estatutárias propostas pela base sindical, bem como a eleição e posse da diretoria que irá administrar a entidade nos próximos dois anos. À FASUBRA Sindical são filiadas 47 entidades que representam mais de 160 mil trabalhadores de universidades brasileiras. 

Quanto às universidades, será analisado o processo de autonomia e democratização, que engloba questões atuais como a política de cotas, o acesso, a permanência, e gestões administrativas e financeiras das instituições de ensino superior do país. Também serão realizados painéis temáticos de interesse sobre questão racial e saúde, com foco na seguridade, na realidade dos hospitais universitários e na saúde do trabalhador. A situação da mulher trabalhadora e sindicalista também será debatida no evento.

 

Fonte Fasubra