Dirigentes da Andifes reunem-se com o presidente Lula nesta quinta-feira

Os dirigentes das universidades integrantes da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se encontrarão com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (28), às 17h, no Centro de Convenções Brasília 21, em Brasília. O professor Clovis Silva Lima, reitor da UFSM, vai participar do encontro com o presidente.

A reunião, que também terá a presença do ministro da Educação Fernando Haddad, é a quinta audiência da Andifes com o presidente Lula, que tem recebido os reitores anualmente.

Em discussão prévia com o ministro da Educação, durante a 96ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, os reitores definiram que autonomia universitária e reestruturação dos hospitais universitários federais são pautas prioritárias para serem levadas ao presidente. Segundo o ministro da Educação, esta reunião pode ser o “coroamento do processo de retomada das universidades”.

O presidente da Andifes, reitor Amaro Lins afirmou haver uma grande concordância entre o MEC e a Associação quanto aos temas a serem discutidos com o presidente da República, e ressaltou: “Autonomia é fundamental”.

Plano Nacional de Formação de Professores
Após a reunião com os reitores, o presidente Lula lançará o Plano Nacional de Formação de Professores, um programa do Ministério da Educação que visa a melhoria da qualidade docente e a valorização da carreira, afim de torná-la mais atraente. O presidente ainda anunciará ações complementares ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Com o apoio da Assesssoria de Imprensa da Andifes