UFRGS ganhará novo prédio no Campus Central atrás do antigo Instituto Parobé

A construção de um prédio de cinco andares no Campus Central deve marcar uma nova fase para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O edifício será o primeiro de cinco obras que contam com verbas do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do governo federal.

Quando estiverem prontos, os prédios aumentarão em 30% a área física total da universidade. A ampliação permitirá a abertura de novas 1,5 mil vagas para alunos, 410 para servidores e 450 para professores.

A primeira unidade será erguida no quarteirão um do Campus Central, na Capital, ocupado atualmente pelas faculdades de Ciências Econômicas, Direito e Engenharia e pelo Observatório Astronômico. Ficará nos fundos do antigo Instituto Parobé, situado na Rua Sarmento Leite.

A estrutura será compartilhada pelas faculdades de Ciências Econômicas, Direito, Administração de Empresas e, talvez, Engenharia. Ainda não há data para início dos trabalhos.

Os cerca de 4,8 mil metros quadrados do novo prédio serão divididos em cinco andares. As 24 salas de aula, com capacidade para 40 ou 60 alunos cada uma, terão capacidade para, no mínimo, mil alunos simultaneamente.

No dia 4 de maio, o reitor Carlos Alexandre Netto recebeu da Secretaria Municipal de Planejamento o Estudo de Viabilidade Urbanística. O superintendente de Infraestrutura da UFRGS, Alberto Tamagna, afirma que não haverá necessidade de compensações ambientais.

ANGELA VENCATO | Especial
Fonte Zero Hora