10º Fórum Internacional de Software Livre (Fisl) começou com forte defesa da liberdade na internet



Acompanhe as notícias pelos sites do 10 FISL e Software Livre

O principal destaque da abertura da 10 edição do Fórum Internacional Software Livre foi a defesa da liberdade em todas as formas de cultura. Na cerimônia oficial realizada quarta-feira,24, às 16h, na PUCRS, o Coordenador Geral do evento, Marcelo Branco, ressaltou a importância da Cultura Livre que, conforme ele, inaugurou uma nova era em nossa sociedade. Para Branco, apenas esta cultura de liberdade poderá contrapor a crise atual. "Não queremos uma internet viciada e censurada. Esta edição do Fisl, mais do que nunca, luta pela liberdade", afirmou.

O fundador do movimento Software Livre, Richard Stallman, salientou em seu discurso as conquistas da comunidade que há 25 anos luta por esta causa. "Já houve muito progresso desde que iniciamos nossa batalha, porém, ainda há muito o que ser feito", frisou. Stallman foi saudado pelo público ao reforçar sua posição sobre a legalização do compartilhamento de documentos e obras via internet.

As mais de 700 pessoas presentes foram brindadas com o anúncio oficial da Prefeitura de Porto Alegre. O R
representante do governo municipal, vereador Newton Braga Rosa, confirmou a realização do fisl11 na cidade de Porto Alegre, ao lado do embaixador da Associação Software Livre (ASL), Sady Jacques, de Marcelo Branco, do vereador Adeli Sell, e do ex-governador Olívio Dutra. Conform o vereador, além da Prefeitura Municipal da capital gaúcha, a Câmara de Veradores e a Procempa também serão parceiros na edição do ano que vem.

O fisl10 acontece até o próximo sábado, 27. Na sexta-feira, 26, o Presidente Luís Inácio Lula da Silva estará presente no Fórum.

Fonte 10º FISL