Feijoada Afirmativa comemora dois anos de Cotas na Ufrgs

Na quarta-feira 24/06 foi comemorado os dois anos de aprovação do programa de Ações Afirmativas na UFRGS. Às 11h30 foi preparada uma “Feijoada Afirmativa” em frente a Faculdade de Educação (Campus Centro),  visando também rearticular os apoiadores dessa política e continuar a batalha pela sua implementação efetiva.

O programa de cotas ainda tem muito para avançar nos seus objetivos. A comissão de acompanhamento aos alunos cotistas ainda padece com a falta de estrutura e apoio institucional da Universidade; os dados sobre o programa não vem sendo repassados pela Administração Central à Comissão de Acompanhamento; não foi constituída uma ouvidoria para casos de preconceito e assédio moral;  e o ponto de corte uniforme no concurso vestibular (que não observa a reserva de vagas como critério) permanece um importante limitador do acesso de estudantes pobres e negros à universidade.

A atividade foi promovida pelo Fórum de Ações Afirmativas, Diretório Central dos Estudantes, com apoio do GT Antiracismo da Assufrgs.