Fórum dos Servidores Públicos ingressa com pedido de impeachment de Yeda Crusius

O Fórum dos Servidores Públicos do Estado (FSPE) protocolou hoje à tarde, junto à presidência da Assembleia Legislativa, um pedido de impeachment da governadora Yeda Crusius (PSDB), com base no conjunto de denúncias que envolvem o governo do Estado, principalmente as últimas revelações tornadas públicas por Lair Ferst, ex-integrante da campanha da governadora.

A presidente do Cpers/Sindicato, Rejane de Oliveira, uma das autoras do pedido assinado por 34 pessoas que integram o Fórum, disse que os servidores querem o afastamento de Yeda Crusius amparados na lei federal que explicita o crime de responsabilidade. Segundo essa legislação, atos de improbidade administrativa, descumprimento do orçamento e desrespeito às leis podem ser enquadrados como crime de responsabilidade.

O presidente da Assembleia, deputado Ivar Pavan (PT), anunciou que o pedido será encaminhado ainda nesta quarta-feira à Procuradoria da Casa para uma análise dos requisitos formais. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, se a Procuradoria entender que o pedido tem condições legais de tramitação, cabe ao presidente decidir se o assunto será votado em plenário ou arquivado. Pavan afirmou que a Assembleia "procurará dialogar com a disposição da sociedade gaúcha" e que a solicitação não será "engavetada". Em 2008, o PSOL protocolou um pedido de impeachment da governadora, que acabou arquivado. O partido ingressou com um recurso para o desarquivamento, mas o tema ainda não foi avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça.