Movimento Negro Unificado avalia Assembléia do Congresso de Negras e Negros do Brasil (Conneb)

O Conneb em Porto Alegre foi pleno de sucesso. A Comissão organizadora (Comissão Executiva Estadual do Conneb, mais militantes voluntários), esmagadora maioria de militantes do MNU-RS, realizou um excepcional trabalho na organização da Assembléia Nacional do Conneb em Porto Alegre.

Além da divulgação para todo o Brasil, desde o inicio do mês, não deixando duvidas que o Congresso aconteceria em condições dignas e de conforto para os delegados e delegadas de todo o Brasil, a militância gaúcha os recepcionou com a maior atenção e carinho.

Providenciando vagas em hotéis e alimentação de qualidade, e em quantidade muito superior as necessidades dos delegados participantes. Das 450 hospedagens garantidas, para alojar os 450 delegados indicados pelos estados, somente foram utilizadas cerca de 100. A Comissão também organizou varias atividades culturais ao fim das plenárias da tarde, que invariavelmente avançaram na noite.

Proporcionaram um cadastramento, sem atropelos, com o fornecimento de crachás, pastas, papel e caneta, bem como ofertaram pôsteres do Conneb-RS e camisetas a todos os participantes. As refeições foram, de muito boa qualidade, com um pequeno problema de filas, que em geral não atrapalharam muito, as atividades do período da tarde.

As plenárias matutinas, invariavelmente começaram atrasadas, devido a rapaziada caírem na noite, fria, porém feliz de Porto Alegre, esquecendo, também devido ao frio de zero grau no início da manhã, do compromisso do dia seguinte. Este problema de falta de prioridade e compromisso por parte de muitos irmãos e irmãs, não pode ser atribuído aos gaúchos. A Coordenação Política Nacional, onde tem acento as grandes entidades nacionais, é a grande responsável pela cultura de irresponsabilidade, pois omitem-se na discussão do compromisso com seus membros, sobre os objetivos que os levaram até lá, permitindo a indisciplina e o descompromisso como praticas normais, institucionalizando-as. Neste quesito, praticamente nenhuma entidade se salva.

As mesas de debate: a) Ações Afirmativas e Políticas Publicas; b) Economia, Trabalho, Renda e empreendedorismo; c) Relações internacionais; d) GLTB e e) Espaços de Poder para o Povo Negro, bem como as mesas de Mulheres, Religiões de Matriz Africana, e quilombolas acrescentadas por solicitação daqueles seguimentos, foram de excelente nível e brilho no desempenho dos expositores e nas intervenções de plenário.

A Assembléia do RS, rompeu com o método onde as mesas intelectualizadas de palestrantes acadêmicos, faziam exposições longas e monótonas, sem conecção com o temário, o espírito e os propósitos do Conneb. Ao se dar voz aos observadores, revelou-se toda a sabedoria popular e intelectual dos quadros do MN brasileiro. Este deveria ser o método desde o principio. Neste aspecto, a Assembléia do RS, deu uma goleada, nas anteriores.

No entanto, a maioria das entidades Nacionais não investiram na Assembléia, algumas até, trabalhando contra, espalhando boatos e noticias falsas de cancelamento da mesma devido a gripe suína e da ausência de estruturas de hospedagem e alimentação para recepcionar os delegados e delegadas. Postura irresponsável e terrorista, que visava desqualificar e lançar o descrédito na aguerrida militância do Rio Grande, bem como, promover o esvaziamento e sepultar o Conneb no RS. Não conseguiram, tiveram que engolir a melhor organização, e se enquadrar disciplinadamente no melhor debate temático, dentro do enfoque que negras e negros congressistas exigiam: O Projeto Político do Povo Negro para o Brasil. Esperemos uma atitude mais séria e comprometida destes setores no futuro, de respeito ao nosso povo e na construção do Conneb.

Parabéns às negras e negros do Rio Grande do Sul pelo excelente trabalho. Parabéns ao MNU gaúcho, pelo empenho, eficiência, seriedade e sobretudo pela garra, por construir com apoio de vários Sindicatos, entidades negras, parlamentares, conselhos e coordenadorias de negros de várias prefeituras da grande Porto Alegre, de irmãs e irmãos de outras entidades, que desafiando a posição nacional das mesmas, investiram com honestidade, coroando de êxito o Congresso.

Agora é BAHIA no final de novembro. Vamos construir os Seminários de Projeto Político e Reparação, bem como as Assembléias Estaduais mais qualificadas do Conneb, de modo a realizar um grande Congresso em Salvador.

27/07/2009.
Reginaldo Bispo – Coordenador Nacional de Organização do MNU.