Curso aponta novidades na comunicação da Assufrgs com a categoria

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Criar e utilizar todos os meios de comunicação para divulgar “as nossas idéias”: Jornal, boletins, cartazes, botons, faixas, adesivos, programas de rádio e TV, blogs, internet, celular. Este foi o conteúdo do Curso de Formação em Comunicação Sindical, desenvolvido por Vito Gianotti do Núcleo Piratininga de Comunicação.

No curso realizado na Colônia de Férias de Tramandaí, de 24 a 26 de julho, participaram 32 pessoasntre delegados sindicais, coordenadores da Assufrgs e trabalhadores de base, e dois diretores do Sindipolo.

Vito Gianotti mostrou a importância dos meios de comunicação para a disputa da hegemonia na sociedade e disse que não importa o tamanho do veículo. Mas num país em que as pessoas leem pouco e possuem uma ótima educação visual, tem que primar por qualidade nos materiais. Por exemplo: o boletim da Assufrgs não pode mais ser em preto e branco.

O conteúdo também não pode ser só sobre a categoria, tem que falar de outros temas, que também afetam os servidores ou a família, outros aspectos da vida dos servidores. Como saúde, cultura, drogas, esporte, comportamento, outras categorias de trabalhadores ou universidades, do país ou do mundo. "O material tem que ter 60% de assuntos da categoria e 40% de outros temas, pois tudo tem a ver com as pessoas, mas é importante mostrar o ponto de vista dos trabalhadores, dizer aquilo que a mídia comercial não diz, ou omite ou distorce”, explicou.

O curso também abordou como falar em público, como pegar o microfone, onde "enfiar as mãos", como iniciar uma fala e várias dicas para que as pessoas falem bem em público. “Na primeira vez voce vai tremer, mas se voce tiver conteúdo, ler um livro por mês, um revista por semana e um artigo de jornal por dia, não precisa se preocupar que voce vai se sair bem”, concluiu.

A partir deste curso a Assufrgs está discutindo mudanças no boletim, como usar cor e construir novos meios de informação para a categoria. Aguardem!