Assufrgs é convidada a participar na organização da Conferência Nacional de Comunicação

Na sexta-feira (7/8) apesar do temporal que desabou na cidade, a coordenadora da Comissão RS pró-Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), Cláudia Cardoso (Na foto a direita), visitou a Assufrgs.

Cláudia expôs o trabalho da Comissão RS para tentar mobilizar as entidades e os municípios para realizarem as etapas municipais e estadual. O atraso da Comissão Nacional, do Ministério das Comunicações, em aprovar o Regimento Interno, os poucos recursos que o Governo prometeu para a Confecom e, além disto, falou das dificuldades para organizar as etapas estaduais e municipais. "Mas apesar disto avaliamos que é importante para os movimentos sociais e a sociedade debater a comunicação no país", explicou.

Também mencionou que o Governo do Estado não tem nenhum interesse em convocar a etapa estadual e sobre as tratativas para a Assembléia Legislativa convocar oficialmente a Conferência. Apesar do pouco tempo que se terá para organizar estas etapas. A Confecom está prevista para os dias 1, 2 e 3 de Dezembro, em Brasília.

A Assufrgs foi convidada a fazer parte da Comissão RS, bem como enviar informações através dos seus meios de comunicação, sobre a Confecom. As reuniões da Comissão são sempre as quintas-feiras das 19h às 20h30, geralmente no 3º andar da Assembléia Legislativa. O endereço eletrônico do Comitê é http://rsproconferencia.blogspot.com/ e da Comissão Pró-Conferência Nacional é: http://proconferencia.org.br

Na conversa foi sugerida a realização de uma Conferência Livre de Comunicação, na Ufrgs junto com a Fabico, Adufrgs e DCE para retirada de propostas. A idéia foi bem recebida pela coordenação. A exemplo do que ocorreu no Seminário realizado na Faced, preparatório a etapa Municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae), que foi muito bom e o documento serviu de referência para a etapa estadual.
 
Foi relatada as dificuldades de manutenção da Comissão RS e apresentado o projeto de apoio institucional, para que esta comissão possa continuar mobilizando as outras entidades e tenha êxito na realização das etapas municipais e estaduais.

Os coordenadores da Assufrgs avaliaram importante a participação da entidade e ficaram de discutir na reunião de coordenação, às terças-feiras. Participaram da reunião a coordenadora geral, Bernadete Menezes, os coordenadores de imprensa: Fabiano Porto e Nara da Costa e o assessor de imprensa, Luis Henrique Silveira.