Servidores da Farmácia produzem álcool gel para prevenção do H1N1 num curto espaço de tempo

A Faculdade de Farmácia produz álcool gel para prevenção do H1N1 na Universidade num curto espaço de tempo. Por solicitação da Progesp, a Faculdade de Farmácia produziu 1270 lt de álcool gel para utilização na prevenção à gripe A e envolveu 12 servidores do quadro, que trabalharam inclusive aos finais de semana para produzir a substância.

A Faculdade desenvolve pesquisa, controle de qualidade e presta serviços, mas não produz nenhum produto. No entanto, tem área, equipamento e pessoal qualificado. “Com esta demanda compramos a materia prima, os rótulos, os frascos e as paramentações (EPI)”, relatou Alexandre Machado da Rosa, responsável técnico e gerente de planejamento do Centro de Desenvolvimento Técnico Farmacêutico (CDTF).

A fórmula utilizada é a recomendada pela OMS  e o produto é mais consistente e oleoso e não resseca tanto as mãos como os que andam no mercado atualmente. Nos três primeiros dias foram produzidos 500 litros e ao todo foram 1270 lt de álcool gel.

A distribuição nas unidades é a Progesp que está organizando. “A experiência está sendo muito interessante, pois temos equipamentos disponíveis que não estavam sendo utilizados e pela primeira vez se produz em grande escala para contemplar uma demanda importante como esta. Foi bem gratificante”, destacou Alexandre.