Fasubra realiza seminário sobre a Conferência Nacional de Educação (Conae)

A Fasubra Sindical realizou o Seminário Seminário para Preparação da Intervenção na Conae, nos dias 21 e 22 de setembro, na sala do SINTFUB, na Universidade de Brasília.

Na mesa de abertura do Seminário de Educação a Coordenação da Pasta de Educação da Federação, conduziu os trabalhos, por Janine Viera Teixeira e Rosângela Gomes Soares da Costa, que convidaram a Coordenadora Geral, Léia de Souza Oliveira, a proferir sobre a Educação, para dar início aos trabalhos. Leia, ressaltou a importância do Seminário de Educação, pois é uma luta da Fasubra Sindical, o tema Educação. Além disso, ela agradeceu a participação da palestrante Neila Lazzaroto, que irá somar conhecimentos para o debate sobre o tema.

A palestrante Neiva Lazzarotto, professora e vice-presidente do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul – Sindicato dos Trabalhadores em Educação (CPERS), no Rio Grande do Sul, abordou sobre o Papel do Estado e o Financiamento da Educação. A palestrante fez uma ampla explanação sobre a Educação na atual conjuntura com a sociedade, avaliou o Plano Nacional de Educação (PNE), e a posição das Confederações e Federações referentes à Educação no Brasil, além de uma análise do documento aprovado na Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes – 2010.

O Seminário de Educação no dia 22 de setembro, contou com a presença da palestrante foi Ana Maria Ribeiro, Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ela fez uma apresentação em Power Point, sobre a “Construção do Sistema Nacional Articulado de Educação”. Relatou a importância da organização e do planejamento; das diversas áreas do conhecimento, para que haja um bom desempenho na Educação, ela afirmou que “tudo dever ser organizado e planejado”.

Participaram do Seminário de Educação, aproximadamente 30 pessoas, entre entidades de base, e também entidades ligadas à Educação, além da Direção Nacional (DN). O coordenador de Imprensa Fabiano Rosa esteve representando a Assufrgs.

Fonte: Fasubra