Plenária da Fasubra aprova plano de lutas para carreira e paralisação dia 21 de outubro

 
 
Aprovado por unanimidade o dia 21 (quarta-feira) de outubro, como o Dia Nacional de Luta. A Plenária da FASUBRA Sindical contou com a participação de 39 entidades credenciadas e 127 delegados(as).
Avaliação da Plenária
A Assufrgs foi representada pelos coordenadores Bernadete Menezes, Silvio Corrêa, Fabiano Porto e Orêncio Arami. Na avaliação da Bernadete foram aprovados alguns pontos importantes para os aposentados, mas a expectativa em relação a reunião de negociação dia 23/9 com o Ministério do Planejamento é muito ruim, pois na plenária foi informado que o Secretário de RH, Duvanier Paiva, anunciou que pretende mexer no Plano de Carreira.
 
 
Arami relatou que o início dos trabalhos foi difícil, demorada e faltou luz, tendo que ser realizada numa lona na parte externa do auditório. "A discussão sobre os terceirizados teve uma briga muito grande. Como foi a primeira plenária que participei achei muito boa, embora no ponto de conjuntura teve pouco debate. 
Dois pontos foram polêmicos: a questão dos trabalhadores Terceirizados e fundacionais e sobre a readmissão daqueles que sairam com nos Planos de Demissão Voluntária (PDV), ambos pontos dividiram as opiniões inclusive internamente as forças políticas. Um dos maiores problemas encontra-se nos Hospitais Universitários onde a maioria é fundacionais.
Na avaliação do Sílvio embora se conseguisse avançar nos 103 pontos propostos no Confasubra, não se discutiu estratégia de mobilização para se avançar na implementação das propostas. "É fundamental que na Assufrgs se retome o GT Carreira para participarmos em nível nacional já com propostas discutidas e consensuadas".
 
Como foi a plenária
No dia 20 de setembro, a Plenária dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Brasileiras, avaliou, debateu e aprovou: O Plano de Lutas da Plenária, ocorreu a discussão sobre Carreira, Relações de Trabalho e Formação (com as propostas vindas dos Grupos de Trabalho e Formação aprovados no XX CONFASUBRA, e; disponibilizadas no ID -01SET.
 
 A Comissão dividiu as propostas em quatro (4) grupos; Resolução Congressual, Resolução de Plenária; destacadas e sem resolução e sem, destaque na Comissão; Os temas foram: Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) e – Comissões Internas de Supervisão da Carreira (CIS); Enquadramento, Avaliação e Progressão; Capacitação e Formação, Terceirizados e Fundacionais, Aposentados, Concurso Público, e Geral.
 
Resoluções
Confira algumas das resoluções da Plenária dos dias 19 e 20 de setembro: no plano de Lutas da Plenária ficou deliberado que o dia 21 de outubro, será o Dia Nacional de Luta com Paralisação, com os eixos:
Pelo Cumprimento do Acordo da Greve de 2007;
Racionalização;
Anexo IV, Benefícios; (auxílio alimentação, auxílio transporte entre outros;
Em defesa do PCCTAE – Lei nº 11.091, Step Constante;
Pelo reposicionamento dos Aposentados;
Concurso Público,
Autonomia com Democracia nas Universidades;
Liberação Sindical para mandato Classista,
Em Defesa dos HU’s, Ascensão Funcional.
Foram aprovadas também Moções de Apoio e serão disponibilizadas no próximo Informe de Direção (ID), da Federação.
 
Além disso, também foi aprovado o período indicativo para a próxima Plenária da Fasubra Sindical que será na primeira semana de novembro.
A Fasubra também orienta as entidades de base, a ingressarem, com ação ao Ministério Público, nos Estados, denunciando o descumprimento da Lei Nº. 11.091.
 
Fonte: Fasubra Sindical