Definida as eleições da Assufrgs para o dia 15 de dezembro e o Dia Nacional de Lutas Dia 21 de outubro

A Assembléia Geral da Assufrgs realizada na quinta-feira(8/10), às 14 horas no auditório do Instituto Latinoamericano de Estudos Aplicados (ILEA), deliberou sobre o Dia Nacional de Lutas, as eleições da Assufrgs, Plano de Saúde e o feriado do Dia do Funcionário Público.
Mobilização pelo plano de carreira e as conquistas da greve de 2007
A proposta do Dia Nacional de Lutas (21 de outubro) foi aprovada pela Fasubra com o objetivo de garantir o cumprimento do Acordo de Greve de 2007. Conforme relato da diretora da Fasubra, Rosane Barcelos (Rose), o governo até agora só está repondo a tabela e nem tocou nos benefícios que os servidores deveriam estar recebendo, ou no mínimo negociando, está estagnada a discussão, entre eles o reajuste do vale-alimentação.
Sobre este tema na reunião de negociação da Fasubra com o secretário de RH do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira afirmou que não vão discutir benefícios este ano e que o governo prentende mexer no PCCTAE.
Entre as mudanças estão as propostas de criar uma carreira para os servidores dos Hospitais Universitários (HU’s).
Outro tema importante que será tema da mobilização do dia 21 são os problemas decorrentes da implantação do Plano de Carreira, entre eles o reposicionamento dos aposentados.  
Eleições da Assufrgs será no dia 15 de dezembro
Após a ratificação da Comissão eleitoral composta por José Carlos Azevedo, Tônia Duarte, Arthur Bloise, Adão Pinto, Álvaro Lener e Rosane Barcelos foi aprovado por unanimidade a participação demais três componentes Jossoel Medeiros, Iara Carbonell e Alexandre Gonçalves. E a data da eleição da nova diretoria da Assufrgs ficou marcada para no dia 15 de dezembro e a posse será no dia 18, durante a festa de final de Ano da categoria. Na sexta-feira (9/10), às 14h, na Assurfrgs ocorre a primeira reunião para discutir o regimento interno.
Plano de Saúde
Sobre o problema do plano de saúde foi lida a Nota de Esclarecimento que sairá no próximo jornal da Assufrgs, que faz o histórico desta discussão, apresenta a posição da Administração, através do Reitor, as decisões dos técnicos aprovada no Conselho de Delegados e em Assembléia e debate com a Adufrgs, e por último esclarece porque haverá uma nova consulta e por que a categoria deverá optar pela modalidade Convênio.
Dia do Funcionário Público
Este tema foi muito debatido na assembléia, o Dia do Funcionario Público simplesmente foi excluído do calendário de feriados da universidade. O Ministério do Planejamento antecipou o Ponto Facultativo, para o dia o 26 (segunda-feira), porque cai numa quarta-feira.
Porém devido aos 15 dias de paralisação por causa da gripe A, o CEPE  decidiu e o Reitor assinou uma portaria, não garantindo o direito dos funcionários ao feriado, porque as aulas de segunda-feira já estão muito prejudicadas. Os servidores argumentaram que neste período eles trabalharam inclusive se expondo ao risco da gripe. que somente as gestantes, os estudantes e os professores não trabalhar
A assufrgs têm recebido diversos questionamentos dos colegas técnicos-administrativos indignados com esta posição da Reitoria e do CEPE, além dos presentes na Assembléia, que decidiram que a Assufrgs irá encaminhar um ofício ao Reitor pela manutenção do feriado. Pode ser num outro dia, pois se é ponto facultativo pode ser  inclusive na quarta-feira (28) . Conforme a resposta a Assufrgs pretende realizar algum tipo de mobilização neste dia.
As intervenções deixaram claro que o Dia do Funcionário Público é mais um direito que estão retirando dos servidores públicos. Segundo as últimas pesquisas do IPEA o índice de produtividade do setor público vem aumentando e inclusive está acima da iniciativa privada.