Salão apresenta produção científica das universidades

Até amanhã, Ufrgs sedia mostra de trabalhos acadêmicos de pesquisa

A produção em pesquisa no Estado está em alta. É o que provam os números do XXI Salão de Iniciação Científica, da XVIII Feira de Iniciação Científica e do IV Salão Ufrgs Jovem, que, neste ano, contam com 3.113 trabalhos, em oito áreas do conhecimento. Para o pró-reitor de Pesquisa da universidade federal, João Schimidt, é importante que os alunos e professores estejam preparados, pois existem recursos para incentivar o desenvolvimento científico. "Na verdade, o que falta é mais gente disposta a pesquisar, pois os meios estão disponíveis nas fundações de fomento, como o Finep", sustentou.

Os eventos têm por objetivo valorizar a pesquisa e criar espaço para a troca de experiências e conhecimento. "É uma forma de mostrar, não apenas ao meio acadêmico, mas a toda a sociedade, a produção científica das universidades", enfatizou o pró-reitor. Segundo ele, a recente pesquisa Webometrics Ranking of World, que analisou quase 17 mil instituições de Ensino Superior no mundo, coloca a Ufrgs entre as 200 melhores em pesquisa. "Isso comprova que temos muito o que fazer e espaço suficiente para a divulgação dos trabalhos realizados, pois ficamos em quarto lugar entre as instituições federais do país, atrás de USP, Unicamp e UFRJ."

Todos os trabalhos passam pela Comissão Julgadora, que indica o trabalho Destaque, em cada uma das oito áreas. Os vencedores poderão concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador 2009. Os eventos prosseguem até a sexta-feira, quando ocorrerá a premiação.

Fonte Correio do Povo