55ª Feira do Livro de Porto Alegre começa nesta sexta-feira, dia 30 de outubro

A Feira do Livro de Porto Alegre é uma das mais antigas do País – sua primeira edição ocorreu em 1955 – e é hoje considerada como o maior evento do gênero realizado ao
ar livre, de forma continuada, na América Latina.
Na programação para público adulto, teremos 118 atividades entre palestras, debates, mesas redondas, saraus e atrações artísticas.

Algumas dessas programações:

Ciclo Francês de Ciências Humanas
As “caravanes de autores” durante o Ano da França no Brasil apresentam um panorama da criação, das idéias, do pensamento francês contemporâneos: filosofia, história, filosofia política, sociologia, economia, novas idéias, novas teorias, novos modos de pensar o mundo… Depois do século do pensamento francês, qual a originalidade, a atualidade dos criadores e dos pesquisadores franceses? Os autores François Jullien, Olivier Morgin, Jean-Pierre Faye, François Dosse, Bertrand Badie e Michel Maffesoli, convidados da 55ª Feira de Porto Alegre mostram um panorama do debate de idéias francês contemporâneo.

Dias 6, 7,9,12 e 14 no Átrio do Santander Cultural, às 19h

Leituras Compartilhadas
As Leituras Compartilhadas foram elaboradas como uma tentativa de resposta a índices alarmantes de analfabetismo funcional entre a população adulta de nosso Estado, índices esses revelados em pesquisa realizada pela CRL em parceria com o Instituto Paulo Montenegro/IBOPE em 2006.
Se ainda há muito a se fazer em nome de melhor aproveitamento do que têm lido o gaúcho, comecemos mostrando caminhos, incentivando a busca de sentidos novos e mais prazerosos à leitura.

Sempre às 19h no Centro Cultural Érico Veríssimo – Sala O Retrato

Padaria Espiritual
Em homenagem à original Padaria Espiritual – movimento intelectual brasileiro (Ceará, 1892/1898), conclamamos escritores, leitores e afins a alimentar com pão de espírito os sócios e os povos em geral, em programações que tem o livro e a leitura como mote central.

Sempre às 18h na Tenda de Pasárgada


Cordão da Saideira
Antes que a noite acabe, antes que a Feira feche a cada dia, um convite: juntar-se ao cordão da saideira para despedida com programação ligando música, teatro e poesia.

Sempre às 18h na Tenda de Pasárgada

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

31/10 A 05/11
Direitos Autorais nos dias de hoje –
Com Rainer Kuhlen, Bianca Amaro e Ângela Kretschmann
Dia 31/11 as 17h30 no Centro Cultural Érico Veríssimo, Sala O Arquipélago

Leituras Compartilhadas
Livro Os contos, de Júlio Cortazar. Leitor-Guia Charles Kiefer
Dia 31/11 as 19h no Centro Cultural Érico Veríssimo, Sala O Retrato

Livro O Muro de Jean Paul Sartre. Leitor Guia: Ronan Prigent
Dia 03 as 19h no Centro Cultural Érico Veríssimo, Sala O Retrato

Contação: A Moça Tecelã com Carolina Garcia Marques
Dia 01/11 as 16h30min na Tenda de Pasárgada

Padaria Espiritual
Com Cintia Moscovich, Marcelino Freire e Lourenço Cazarré
Dia 01/11 as 18h – Tenda de Pasárgada

Retrato Falado: ELEGIAS
Leituras de textos relacionados à 3ª idade na literatura universal
Dias 2,3 e 4 de novembro, as 17h no Centro Cultural Érico Veríssimo – Sala O Retrato

Seminário Riqueza e Desigualdade na América Latina
Além de renomados cientistas sociais brasileiros, o seminário contará com a participação de pesquisadores da Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Na pauta do encontro serão abordados temas como a recente crise internacional, a concentração de renda em vários países da América Latina, as relações entre mídia e poder, o papel das organizações empresariais, a tributação sobre as altas fortunas e as redes familiares como elementos de reprodução de privilégios.

Dia 3 – 16h30min abertura
Dias 4 e 5 das 9h as 17h
No Memorial do Rio Grande do Sul – Sala dos Jacarandás

O Brasil no Imaginário Francês
A cultura vista por seis intelectuais franceses no ano da França no Brasil: Michel Maffesoli, Patrick Tacussel, Pierre Le Quéau, Martine Xiberras, Patrick Wattier, Stéphane Hugon
Dia 05/11 as 17hs no Centro Cultural Érico Veríssimo, Auditório Barbosa Lessa

Equipe de Programação da 55ª Feira do Livro de Porto Alegre

(51) 3286-4517 / 3227-6854

Veja programação completa no site www.camaradolivro.com.br ou retire seu guia em um dos balcões de informações da Feira, na Praça da Alfândega.