Reitoria vai convocar nova consulta à comunidade para definir sobre modalidade do Plano de Saúde

No dia 17 de dezembro a Ufrgs irá realizar nova consulta a comunidade para definir sobre a modalidade do plano de saúde. A decisão foi tomada em reunião entre Reitor, Assufrgs e Adufrgs.

Apesar de haver consenso entre a Reitoria e Assufrgs é necessário que a comunidade se manifeste para que o Conselho Universitário possa validar a proposta, pois a decisão anterior de realizar "contrato" com uma operadora de plano de saúde, também foi resultado de uma consulta.

A consulta será para todos os servidores (técnico-administrativos e docentes) para decidir sobre qual a modalidade deve ser feito o Plano de Saúde.

Haverá duas opções de propostas: Convênio e Contrato.

Os servidores da Ufrgs terão que assinalar em qual das modalidades querem que seja feito o plano de Saúde.

A Assufrgs e a Reitoria já informaram diversas vezes o seu posicionamento favorável ao "Convênio"

Será organizada e publicada uma cartilha esclarecendo aos servidors sobre porque fazer nova consulta e porque a modalidade convênio é a melhor opção para os servidores da universidade.

Por que o convênio é melhor para os servidores?

Se a comunidade aprovar convênio todos aqueles que possuem atualmente algum Plano de Saúde, continuarão com o seu plano de saúde pois essa medida garante que através de convênio os servidores possam utilizar o ressarcimento de R$ 65 para cada servidor e seus dependentes, caso tenha um plano de Saúde privado.

Por outro lado também os servidores terão mais uma opção que será através do convênio que a Universidade fará com uma operadora de plano de saúde.

Por que o contrato não é bom paras os servidores
Se a comunidade aprovar contrato a situação continuará como está há dois anos.

A reitoria terá que fazer uma licitação para contratar uma operadora de saúde. O problema é que a Reitoria já fez cinco licitações e nenhuma deu certo e até hoje a maioria (70%) dos servidores estão sem assistência a saúde.

A modalidade contrato inviabiliza a possibilidade de ressarcimento, conforme a Portaria nº 3 do Ministério do Planejamento.

Observação: O convênio atual dos servidores com a Unimed, tem prazo de vigência de um ano, até metade do ano de 2010.
Até lá o plano atual deverá ser abrigado ou pela Comissão de Usuários ou por entidade, como a Adufrgs, que já tinha manifestado interesse em garantir o contrato para os seus associados.

A Assufrgs gestionou junto a Adufrgs a possibilidade de, ao abrigar o plano da Unimed, incluir também os servidores que possuem o plano e gostariam de continuar com o mesmo.

Leia mais
Ufrgs e Assufrgs esclarecem situação dos planos de saúde