Mexa-se agora para não se arrepender depois! Paralisação na terça-feira (dia 24/11)

Clique aqui e veja mais fotos

Quarta-feira (18/11) foi dia de Assembléias nas entidades de todo o país.

A Assembléia da Assufrgs realizada no auditório da faculdade de Economia debateu as propostas da Plenária da Fasubra e definiu que os servidores da Ufrgs e UCSPA devem ficar em Estado de Alerta e realizar uma paralisação na terça-feira dia 24 de novembro, com atividades em frente a Reitoria. Neste dia haverá a primeira reunião após dois anos, da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) que retomará a discussão sobre os problemas e ajustes do PCCTAE, como a racionalização da carreira.

Além disto, na avaliação dos participantes, se os servidores não se mobilizarem agora, no ano que vem pode ser tarde. Pois as propostas e projetos que estão sendo encaminhados pelo Governo referente aos servidores públicos de todas as esferas (municipal, estadual e federal) são danosos para os servidores. Devemos estar muito atentos. Dessa forma a assembleia deliberou   pelo “Estado de Alerta”.

A Fasubra deliberou por paralisação em três dias, mas os servidores da UFRGS avaliaram que os servidores da UFRGS e UFCSPA devem acompanhar o movimento das outras universidade e paralisar pelo menos no dia 24 (terça-feira).

Este mobilização tem por objetivo pressionar o governo para garantir que o Plano de Carreira (PCCTAE) seja melhorado e sejam resolvidos alguns problemas como a necessidade de garantir a unidade das classes a, b, c, d, e, garantir o cumprimento do Termo de Acordo resultante da greve de 2007 em sua totalidade, incluindo o reajuste do vale-alimentação. Após não apresentar uma proposta de aumento do nosso Vale-Alimentação prometido para setembro, o governo federal a incluiu na proposta orçamentária para 2010. Em virtude da Copa do Mundo e das Eleições no próximo ano, corremos o sério risco de receber o aumento do vale-alimentação apenas em 2011. Foi aprovada também a proposta de antecipação dos efeitos financeiros da tabela para janeiro, ou seja, o aumento previsto para julho de recomposição de nossa tabela, seja antecipado para o mês de janeiro.

A regulamentação do direito de Greve da forma como está sendo proposta vai prejudicar a todos os servidores públicos. No projeto do governo as carreiras típicas de estado ( como IBAMA, Receita Federal e Previdência) quem fará a regulamentação será a própria administração. O “patrão” que definirá em que condições os servidores poderão fazer a greve. A rapoza cuidando do galinheiro. No caso da educação e saúde o projeto prevê a autoregulamentação, devendo a proposta ser submetida à apreciação de uma entidade chamada de "Observatório Social"(constituída por representantes da sociedade civil, servidores e administração).
Se a categoria entrar em greve imediatamente o ponto será cortado. Em caso de greve, a exemplo do setor privado, o projeto prevê a suspensão do pagamento dos dias parados sem reposição do valor devido. Trata-se de mais um ataque do governo federal à organização dos trabalhadores, desconsiderando as negociações que sempre ocorreram nos finais de greve. Um desrespeito aos servidores que sempre tiveram as suas conquistas através de suas mobilizações.

Os salários dos servidores das Universidades continuam os mais baixos de todos os servidores públicos.

Por isto “É preciso se mobilizar agora, pois amanhã pode ser tarde.”

Durante a assembléia também foi relatado o Encontro dos Aposentados que ocorreu nos dias 7 e 8 de novembro, em Brasília e como anda o processo eleitoral para a coordenação da Assufrgs, que ocorrerá no dia 15 de dezembro.
A coordenação de esporte, lazer e cultural, fez um relato sobre a organização da Copa Fasubra de futebol, que ocorrerá em dezembro e informou que infelizmente a Assufrgs não irá enviar uma delegação em virtude do elevado custo com hospedagem, alimentação e transporte.

Leia a carta elaborada pela Fasubra para entregue aos Reitores e Parlamentares

ATENÇÃO – ATENÇÃO
Como informado no ID2009 NOV-04, estamos encaminhando abaixo, documento que deverá ser reproduzido em papel timbrado da Entidade, para entrega quando das visitas às Reitoras, aos aeroportos e/ou gabinetes dos Parlamentares de cada estado.

Senhor Reitor/Parlamentar,

A FASUBRA Sindical, desde o ano de 1994, vem lutando pela conquista de uma Carreira Nacional, que proporcionasse ao conjunto da categoria de trabalhadores técnico-administrativos em educação, além da afirmação de uma identidade, condições de desenvolvimento, através da progressão por capacitação e avaliação de desempenho. De igual modo, que se constituísse num instrumento de Gestão da Universidade, por isso a vinculação dos PDICS (Plano de Desenvolvimento Institucional da Carreira do Servidor) ao PDI.

Essa conquista, iniciada a partir da Lei 11.091/2005, representa uma etapa na luta nos trabalhadores (as) técnico-administrativos, mas que ainda precisa ser aprimorada. Com esta compreensão, incluímos na supracitada Lei, a necessidade de aprimoramento da carreira, cujo estudo vem sendo realizado pelas CIS – Comissões Internas de Supervisão, e para tanto solicitamos o apoio de Vossa Magnificência, possibilitando as condições de logística para que essas comissões possam desenvolver a contento as suas atribuições.

A FASUBRA ao longo dos seus 30 anos aprendeu que a conquista de direitos só ocorre através de muita Luta. E mais, temos que continuar lutando para preservá-los.

Para ser respeitada no ambiente acadêmico, a categoria dos técnico-administrativos precisou lutar para demonstrar ao conjunto da comunidade universitária o seu papel dentro dessas instituições, e a nossa importância no cumprimento do princípio indissociável da Universidade enquanto instituição de ensino, pesquisa e extensão. Mesmo assim, temos que travar embates cotidianos, buscando superar paradigmas discriminatórios que julgam a importância do papel do desenvolvimento por meio de um trabalhador no ambiente acadêmico, tendo por referência apenas a sua formação escolar.

Temos a compreensão de que todos somos “detentores de saberes diferentes”, portanto no cumprimento de nossas atribuições laborais, o técnico-administrativo, capacitado, ciente do seu papel, incorpora no seu trabalho uma ação pedagógica na relação com o usuário, razão principal da existência da Universidade.

A FASUBRA construiu coletivamente dois Projetos: Universidade Cidadã para os Trabalhadores e o PCCTAE, ambos possuem em seus objetivos uma visão de Universidade e de Estado, numa perspectiva emancipadora, democrática e respeitosa na relação com o outro, vinculada à defesa desse patrimônio social que é a Educação Pública.

A postura política desta Federação, não admitirá, no âmbito de nossas instituições, a disseminação de ações preconceituosas e divisionistas, reproduzindo intolerâncias há muito sofrido pelos técnico-administrativos na sua relação com os docentes, compreensíveis, num determinado momento histórico dado a cultura constitutiva das Universidades em nosso país e no mundo, onde os técnico-administrativos constituíam uma categoria invisível.

Para a FASUBRA Sindical, a superação da fragmentação da categoria em NA, NI, NS, que possuía uma visão estratificada considerando uns superiores aos demais, rompeu com um paradigma e reforçou a nossa compreensão de conjunto, de coletivo, independente da formação escolar. Das Classes A a E, somos todos trabalhadores em educação e temos que trabalhar em harmonia, cada qual desenvolvendo suas atribuições, comprometidas com as metas que a Universidade se dispõem a cumprir.

Esperamos contar com o apoio dos Reitores nesta Luta, vez que a Universidade para ser uma instituição democrática, precisa além de democratizar o acesso, lutar pela superação de preconceitos entre raças, credos etnias e também pelo respeito ao papel desenvolvido por todos(as) trabalhadores(as) docentes e técnico-administrativos, independente de sua formação escolar.

24, 25, 26 – PARALISAÇÂO NACIONAL

Nos dias 24, 25 e 26 estaremos organizando uma Paralisação Nacional em defesa da Carreira e contra qualquer ação divisionista do conjunto de nossa categoria. Além disso, estamos na luta pela continuidade das negociações dos demais termos que compõem o Acordo de Greve firmado em 2007 (Racionalização, Benefícios e Anexo IV). Contamos com o vosso apoio nessa Luta.

O eixo de luta dos Trabalhadores(as) técnico-administrativos também incorpora, a garantia da liberdade de atuação sindical, ameaçada pela ação de alguns reitores, que tem impedido o pleno exercício do mandato sindical por alguns dirigentes da FASUBRA Sindical, em particular, dirigentes que estão lotados nas Universidades de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Pernambuco(Rural), e Brasília. As motivações são diversas, mas entendemos que é possível solucioná-las com bom senso, mantendo a cultura instituída ao longo dos anos, na relação respeitosa que esta Federação tem com os reitores e na compreensão destes acerca da importância da ação sindical da FASUBRA, que extrapola a luta corporativa.

Agrega-se a esses eixos, a reivindicação da antecipação dos efeitos financeiros da tabela para janeiro de 2010.