Semapi lança oficinas para formar uma Rede EcoSindical pela Sustentabilidade

Cerca de 25 dirigentes sindicais, trabalhadores dos sindicatos e da base sindical participarão de oficinas de mobilização e sensibilização que buscam formar a Rede EcoSindical pela Sustentabilidade. O objetivo é provocar uma reflexão crítica sobre as práticas de consumo das pessoas e organizações sindicais. Através da Rede, se buscará pensar estrategicamente o futuro no que se refere à sustentabilidade e ao compromisso da militância social frente a mesma. “Quais os reflexos do consumo para o ambiente natural, para a sociedade e para o desenvolvimento local com soberania? Qual nosso compromisso frente a isso?

O curso terá visitas em áreas rurais, palestras, oficinas práticas e atividades à distância como filmes, documentários e leituras. “O ato de consumir não é inócuo em suas conseqüências”, provoca Iara Aragonez, diretora do Semapi, integrante do Coletivo Desenvolvimento Sustentável. Ela destaca que o atual padrão de consumo que o planeta enfrenta é socialmente excludente, ambientalmente insustentável e economicamente injusto. Mesmo que o Brasil seja o nono país que mais produz riqueza no mundo, é a sétima sociedade com maior desigualdade social.

A primeira etapa do curso será nos dias 01, 02 e 03 de dezembro. A segunda, nos dias 08, 09, 10 e 12 de dezembro. A última será no dia 19, totalizando 40 horas.

O evento é uma promoção do Coletivo Desenvolvimento Sustentável do Semapi, em parceria com o Instituto Biofilia, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente da CUT/RS .

Mais informações pelo e-mail redeecosindical@gmail.com