No dia de Paralisação Nacional da Fasubra os servidores da Ufrgs fecharam a Reitoria.

Clique aqui e veja mais fotos da paralisação

Clique aqui para ver mais fotos da paralisação do colega Celso Alves

A paralisação dos servidores da UFRGS foi divulgada nos principais veículos de imprensa da cidade. Além dos jornais Zero Hora e Correio do Povo as emissoras Ulbra TV e Record também fizeram a cobertura e noticiaram nos telejornais. (clique para ler as matérias)

Desde o dia 18 de novembro os servidores das universidades federais estão em “Estado de Alerta”.
Em Assembléia os técnico-administrativos decidiram paralisar as atividades hoje (24/11) junto com as outras Universidades Federais.

Na terça-feira (24/11) deveria ocorrer a primeira reunião, após dois anos, da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) que retomará a discussão sobre os problemas e ajustes do PCCTAE, como a racionalização da carreira. No entanto, o Governo desmarcou a reunião de hoje, enrolando novamente a categoria, reforçando a necessidade dos servidores manterem-se alerta.


Era cedo da madrugada quando iniciaram as atividades na Reitoria. Antes de nascer o sol as portas da Reitoria foram lacradas com balões e cartazes.

As 8h30 foi servido o tradicional café da manhã, reforçado, para dar consistência na luta.

Ás 9h30 ocorreu a Assembléia de esclarecimento sobre os motivos da paralisação e a necessidade dos servidores se mobilizarem antes que seja tarde.


As 12h30 foi servido um salsipão para garantir a paralisação em frente a Reitoria durante a tarde


Reitor, Pró-Reitores, Técnico-Administrativos, Alunos e Terceirizados, ninguém entrou na Reitoria.


A Reitoria foi bloqueada como forma de pressão sobre o Governo.

Os motivos desta atividade é mobilizar a categoria para garantir que o Governo cumpra o Acordo da Greve de 2007 e antecipe o pagamento de julho para janeiro, reajuste o vale alimentação que está há sete anos sem reajuste.

Além disto o Governo também encaminhou vários projetos de lei que serão danosos para os servidores como a regulamentação do Direito de Greve dos funcionários públicos e a negociação coletiva do setor.

A Fasubra deliberou por paralisação em três dias, mas os servidores em Assembléia avaliaram que os servidores da UFRGS e UFCSPA devem acompanhar o movimento das outras universidade e paralisar no dia 24 (terça-feira).

Os salários dos servidores das Universidades continuam os mais baixos de todos os servidores públicos.