Jussara Cony é a primeira funcionária emérita da Universidade

Jussara Cony foi agraciada quinta-feira (19/11) com o título de Funcionário Emérito da Universidade, entregue pelo reitor Carlos Alexandre Netto, pelo vice-reitor Rui Vicente Opperman e por Paulo Mayorga, diretor da Faculdade de Farmácia.

Também estiveram presentes à cerimônia o deputado estadual Raul Carrion, representando o presidente da Assembléia Legislativa, Ivar Pavan, os ex-reitores Earle Diniz Macarthy Pereira, José Carlos Hennemann e Gerhard Jacob, além de servidores, diretores e professores da Universidade e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, entre outros.

Jussara ingressou como servidora técnico-administrativa em 1962, sendo lotada na Faculdade de Farmácia em 1974, onde cursou a graduação e a pós-graduação. Fundou a Semana Acadêmica de Estudos Farmacêuticos (SAEF) em 1974 e o Encontro Nacional de Estudantes de Farmácia (ENEF) em 1976, eventos que ainda hoje são realizados. Em 1982, iniciou sua trajetória no poder legislativo, onde se destacou na luta pelos direitos da mulher e pela saúde pública.

O título entregue à Cony é o primeiro dado a um funcionário. Para o reitor, passar a homenagear os servidores no ano em que a Universidade completa 75 anos “é simbólico, pois reconhece todas as mãos que ajudaram a construir tudo aquilo que a UFRGS representa atualmente”. Em seu discurso, Jussara ressaltou sua relação amorosa com a Universidade, verdadeira “escola do amor e do trabalho”.

Fonte Ufrgs Fotos: Cadinho Andrade