UFRGS é homenageada pelo parlamento gaúcho pelos seus 75 anos de história


Foto Marcelo Bertani (Agênca ALRS)

Nesta quarta-feira (9), o Parlamento gaúcho homenageou os 75 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em uma solenidade proposta pelo deputado Adão Villaverde (PT), no Salão Júlio de Castilhos. Uma placa comemorativa foi entregue ao reitor da instituição, Carlos Alexandre Netto. Participaram do evento o presidente da Casa, deputado Ivar Pavan (PT), os parlamentares Adilson Troca (PSDB), Marisa Formolo (PT), Marquinho Lang (DEM) e Cassiá Carpes (PTB), além de membros da administração da instituição.

“Homenagear essa instituição é fazer um resgate do conhecimento e do caráter crítico do saber. Esse Parlamento não fica ausente e registra a data. É uma homenagem absolutamente necessária num momento singular das políticas públicas da educação no país”, disse Villaverde. O parlamentar também destacou o caráter social da instituição. “A UFRGS é sinônimo de pluralidade, de democracia e de uma visão ampla de uma sociedade complexa e adversa onde todos nós vivemos”, afirmou.

Também fez uso da palavra o presidente da Casa, deputado Ivar Pavan (PT). "Importante lembrar da UFGRS como espaço de reflexão, de liberdade de pensamento, de contribuição para o processo de democratização dos país". Pavan lembrou que neste ano foram assinados convênios e protocolos de cooperação técnica entre a UFRGS e o Parlamento com o objetivo de oferecer cursos de pós-graduação a servidores da Casa e implantar o Memorial do Legislativo.

O reitor da instituição, Carlos Alexandre Netto, agradeceu a homenagem. “É na singeleza dos atos que verificamos os verdadeiros espírito das coisas. Muito mais do que uma placa, muito mais do que um metal com palavras escritas, nós recebemos aqui o reconhecimento do povo gaúcho, expresso pela casa dos gaúchos, o Parlamento. A UFRGS é a universidade de todos os gaúchos”, disse.

Fonte Agência de Notícias ALRS