Chapa 1, “Para Continuar Acontecendo”, faz mais votos na eleição da Assufrgs

Clique aqui e veja o edital da Comissão Eleitoral com o resultado final e a vot

A Chapa 1, “Para Continuar Acontecendo”, fez mais votos na eleição da Assufrgs, com 777 votos (58,2% dos votos válidos). O resultado, totalizado nos primeiros minutos da madrugada de quarta-feira, dia 16, reservou dez coordenações para a chapa 1 e sete para a Chapa 2, “O Que Nos Une”, que obteve 556 votos (41,7% dos votos válidos para a gestão proporcional para o período 2009-2011.

Exatos 4.094 eleitores estavam aptos a votar e 1.394 compareceram às urnas espalhadas em 41 locais de votação. Desse total, 1.333 foram votos válidos, 23 brancos (1,67%) e 20 nulos (1,45%). A comissão eleitoral invalidou 18 votos em cédulas porque continham irregularidades (identificação incorreta, servidor inadimplente ou não-sindicalizado, etc.). Clique aqui e veja a planilha com o resultado de cada urna.

A posse dos 17 coordenadores eleitos acontece às 20 horas da próxima sexta-feira, dia 18, no Clube Geraldo Santana.

Avaliação

A eleição transcorreu sem grandes incidentes, conferindo legitimidade ao pleito. A comissão eleitoral elogiou o comportamento dos fiscais de ambas as chapas, o advento das urnas eletrônicas cedidas pelo TRE (e utilizadas em cerca da metade dos locais de votação) e destacou o empenho que os funcionários do sindicato dedicaram ao processo eleitoral. Também houve elogios aos mesários, que participaram de treinamento feito pela Assufrgs e garantiram tranqüilidade na votação com poucas ausências.

A reunião de avaliação da eleição aconteceu antes do início da apuração dos votos. Embora tenham sido registrados alguns problemas técnicos (três urnas eletrônicas não funcionaram) e queixas isoladas, representantes das chapas 1 e 2 consideraram não ter havido desrespeito de ordem política.

A representação das duas chapas também rechaçou a hipótese de que os poucos problemas registrados pudessem inviabilizar o resultado eleitoral.

A comissão eleitoral sugeriu encaminhar agradecimento ao TRE – sugestão acolhida por unanimidade – e também vai elaborar um relatório salientando os pontos positivos e negativos do pleito. As maiores dificuldades foram decorrentes do excesso de trabalho dos integrantes da comissão. Sugestões para evitar a repetição dos mesmos problemas na próxima eleição também farão parte do relatório.

Edital da Comissão Eleitoral

Edital nº 8 – Edital de resultado oficial da eleição para Coordenação da ASSUFRGS – Gestão 2009/2011

Em cumprimento ao disposto no estatuto da ASSUFRGS, a Comissão Eleitoral constituída pelo Edital nº 01/2009, no uso de suas competências, informa o resultado das eleições para Coordenação da ASSUFRGS – Gestão 2009/2011:

Chapas e demais voto Resultado
CHAPA 1 – PRÁ CONTINUAR ACONTECENDO 777 (10 coordenadores)
CHAPA 2 – O QUE NOS UNE 556 (07 coordenadores)
BRANCOS 022
NULOS 017
TOTAL 1372