Inaugurada nova unidade da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Ocorreu na sexta-feira, dia 18, a inauguração da nova unidade da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Os ministros Fernando Haddad (Educação) e Tarso Genro (Justiça) estiveram na cerimônia, que também teve a presença do Secretário Municipal de Saúde, Eliseu Santos, do Secretário de Educação Profissional do MEC, Elieser Pacheco, do Presidente da CAPES, Jorge Guimarães, dos deputados Henrique Fontana, Maria do Rosário e Manuela D’Avila.

A primeira etapa da celebração ocorreu com a visita do ministro Haddad ao sexto pavimento da universidade, local que abrigará salas de aula, escritórios e salas de reunião. Lá, foi cortada a fita e descerrada a placa de inauguração. Após, a comitiva formada por autoridades, membros da universidade e repórteres se dirigiu ao pátio da instituição onde ocorreram os pronunciamentos sobre o evento.

A reitora Miriam da Costa Oliveira destacou a evolução da universidade ocorrida desde a abertura da instituição para novos cursos de graduação em 2004. Ela revelou que o número de alunos da UFCSPA passou de 578 naquele ano para atuais 1.808. Ela enfocou os esforços para que o novo prédio fosse construído e terminado a tempo para o início do ano letivo de 2010. Fernando Haddad afirmou que o Edifício 2 “constitui o princípio de um processo de expansão desta nova universidade federal” que, segundo ele, o Brasil observa com interesse devido aos excelentes resultados nas avaliações do ensino superior. Para ele, a meta da UFCSPA agora deverá ser “olhar para frente e imaginar como gostaria de estar daqui a dez anos” para que o futuro possa ser programado. Já Tarso Genro lembrou em seu discurso de seu encontro casual com a reitora Miriam em um avião quando ainda era ministro da Educação, no primeiro mandato do presidente Lula. Ele afirmou que foi ali que ela lhe anunciou o projeto de transformação da FFFCMPA em universidade.

Após os pronunciamentos, foram nomeados os três artistas ganhadores da criação de arte para o saguão do Edifício 2. Após esta premiação, a placa do novo prédio foi então descerrada e declarou-se como inaugurado o novo prédio. Com 8.782,83 metros quadrados e 10 pavimentos, a nova unidade do campus terá um laboratório de análises clínicas, um ambulatório, um espaço para exposições de trabalhos acadêmicos, um anfiteatro para 200 pessoas, uma cozinha experimental para uso do curso de nutrição, além de laboratórios para os cursos de graduação.