Nota de resposta da Chapa 2 ao texto “Chapa 1 lança Nota de Desagravo à associada Yara Carbonell”

Causa-nos perplexidade e preocupação a nota publicada no sítio da ASSUFRGS “Chapa 1 lança Nota de Desagravo à associada Yara Carbonell”. Não cabe-nos aqui julgar os fatos relatados no texto, até porque não fomos eleitos pela categoria para ficar tomando partido de discussões pessoais entre colegas servidores. É disso que se trata o incidente envolvendo membros da Comissão Eleitoral das eleições da ASSUFRGS. Desentendimentos de foro pessoal, que de maneira reprovável foram expostos publicamente pela chapa 1.

O que nos cabe é avaliar o processo eleitoral, e este ocorreu de maneira exemplar, graças principalmente ao desempenho da Comissão Eleitoral, que trabalhou de maneira incansável e irrepreensível, isto sendo consenso acordado na avaliação que se fez das eleições durante o pleito pelas duas chapas. Este é o debate público, que diz respeito ao conjunto da categoria. Quanto ao desentendimento entre pessoas da Comissão, isto diz respeito a elas, e somente elas.

Repudiamos a tentativa da chapa 1 de polemizar de maneira irresponsável em cima de um fato que não é político e não interferiu no resultado das eleições. E o que é pior, utilizando-se para isso de um instrumento de luta da categoria, sem consultar o conjunto da coordenação democraticamente eleita. A página da ASSUFRGS não se presta a “fuxicos” e promoção de discórdias entre colegas, mas sim para divulgar o que nos une, que são as pautas das lutas dos trabalhadores.

Esperamos que este episódio lamentável sirva de elementos no debate para regulamentar os próprios critérios de utilização dos instrumentos de divulgação da ASSUFRGS. A categoria merece ser respeitada, em todos os instrumentos que construiu para a organização de sua luta.

Assinam este texto os integrantes da Chapa 2 O que nos Une