Aposentados da UFRGS solicitam inclusão do reposicionamento na pauta do Consun .

Clique aqui e veja mais fotos

Os conselheiros do Consun da Ufrgs, foram surpreendidos por um grupo de servidores aposentados, que desde às 8h30 da manhã os aguardavam na porta do Conselho para solicitar a inclusão da questão do reposicionamento dos aposentados no PCCTAE na pauta das próximas reuniões.

O conselheiro representante dos técnico-administrativos, Silvio Corrêa, solicitou a inclusão do tema na pauta e questionou a mesa do Consun, presidida pelo Reitor Carlos Alexandre Netto e o vice-Reitor Rui Vicente Oppermann sobre o andamento do Plano de Saúde e a ampliação do Restaurante Universitário do Campus do Vale.
Sílvio manifestou a preocupação da Assufrgs sobre a mudança de atitude da Reitoria em relação a realização do convênio com uma operadora de Plano de Saúde como forma de garantir que o maior número de servidores pudesse ter um plano de saúde. “Defendemos convênio para que mais de 1200 servidores continuassem a ter o ressarcimento”. Sílvio destacou que a Assufrgs jamais defendeu convênio com o GEAP, mas entendia que o ressarcimento garante que o maior número de pessoas possa ter acesso a saúde suplementar.

Reenquadramento dos aposentados
Sobre o reenquadramento dos aposentados o Reitor reconheceu que é uma questão difícil e relatou o que ocorreu na gestão anterior com o encaminhamento dos 700 processos de capacitação em que o Ministério do Planejamento cassou o recurso aprovado pelo Consun. “Desde então estamos primando pelos aspectos da legalidade. Este tema está sendo tratado pela Comissão de Legislação e Regimento (CLR) e foi encaminhado para a Procuradoria da União elaborar um parecer sobre a questão para termos certeza e clareza sobre o amparo legal. Quando estiver liberado estes pareceres o processo será encaminhado pela Comissão ao consun”, esclareceu o Reitor.

Plano de Saúde
Diante de um parecer contrário do Ministério Público sobre a questão do convênio, que ainda está tramitando, o vice-Reitor, Rui Oppermann disse que está primando pelo aspecto legal da questão. Opperman disse que o Plano de Saúde preocupa a todos, mas a administração estão tentando atuar em duas frentes : a primeira é tentando modificar a portaria nº 3, que garantiu a possibilidade de “convênio” e ressarcimento, para que também haja o ressarcimento na modalidade de “contrato”.
A outra frente é realizar uma nova licitação, que seria a sexta tentativa.
Sobre a ampliação do Restaurante Universitário do Campus do Vale o Reitor se comprometeu em ver em que situação se encontra e informar na próxima reunião.