Plenária Estatutária da Fasubra aprova realização de novo Congresso

Clique aqui para ver mais fotos

Depois de dois dias de discussões (23 e 24/01), a primeira plenária da Fasubra deste ano realizada em Porto Alegre (RS) finalizou com encaminhamentos importantes para 2010. Foram 121 delegados credenciados; 37 entidades sindicais; 36 observadores e 22 dirigentes nacionais.

Diversos temas conjunturais foram pautados como o debate sobre estrutura sindical, garantindo a representação das centrais sindicais que compõe a direção nacional da entidade, solidariedade ao Povo Haitiano, conjuntura nacional, resoluções sobre o XXI Confasubra, Campanha Salarial, reunião da CNESF, apoio a Luta do MST, PEC da Ascensão Funcional, Construção e unificação da luta com o conjunto do funcionalismo, democracia e autonomia das universidades, Ação no parlamento, aposentados e o calendário de atividades para o início de 2010.

A plenária aprovou a realização de um novo Confasubra para debater o tema Organização Sindical e Alteração Estatutária e na próxima plenária nos dias 12 e 13 de março será definida a data e o local. Foi aprovado também que a Fasubra reforce a Luta em defesa da Reforma Agrária cobrando do governo Lula, avanços nessas reformas e repúdio contra a ação da Imprensa de criminalização do MST.

Organizar a luta dos aposentados
A plenária decidiu que a Fasubra deve propor a realização do 3º Encontro Nacional de aposentados das três esferas (municipal, estadual e federal), em conjunto com as Centrais Sindicais. Além disto, também deve incluir no Plano de Lutas para 2010, ações referentes aos aposentados, datas dos GT´s e do Encontro Nacional de Aposentados e intensificar, através da Coordenação de Aposentados, a orientação e o acompanhamento dos pedidos de reposicionamento nos conselhos universitários.
Outro encaminhamento foi de colocar material, enviado pelas entidades de base, referente à luta dos aposentados na página da internet da entidade e o levantamento sobre os processos de reenquadramento de todas as universidades brasileiras, que já encontra-se na página da Fasubra e da Assufrgs.

Porteiros da Ufrgs entregam documento
Os porteiros da Ufrgs Ceroni, Alex e Jorge entregaram um documento manifestando sua posição contrária ao reenquadramento que ocorreu no PCCTAE. Também foi aprovado o calendário de mobilização da entidade até março e a participação na programação dos 10 anos do Fórum Social Mundial.

Leia o documento na integra clique aqui para ler a frente e aqui para ler o verso

Ceroni, Alex e Jorge com o documento do recurso que foi encaminhado a plenária e recebido pelos três coordenadores gerais da Fasubra.

Homenagens à delegada aposentada
Durante a abertura da plenária na manhã no domingo, em comemoração ao Dia dos Aposentados, a delegada do Sintufsc, Enaura Simas Graciosa foi homenageada juntamente com o aposentado Jair Pereira, de Belo Horizonte. “Estou muito orgulhosa por esta homenagem. Nunca tive tantos flashes em cima de mim. É o reconhecimento da contribuição que tenho dado à luta sindical”, falou Enaura.

Lançamento da Revista da Fasubra
Logo após o encerramento da plenária foi realizada cerimônia de lançamento da revista da Fasubra com a participação da coordenação e diretores de comunicação da entidade e participantes da plenária. A revista é o resultado de cerca de um ano de trabalho. Logo após foi servido um coquetel.

PLENÁRIA NACIONAL ESTATUTÁRIA – Jan/2010

Data: 23 e 24 de janeiro, de 2010.
Local: Hotel Coral Tower Trade Center, Avenida Protássio Alves 2966, na Cidade de Porto Alegre/RS.

Participantes da Assufrgs
Para participar da plenária da Fasubra foram eleitos três delegados. Irão representar a Assufrgs os colegas, Silvio Corrêa, Mozarte Simões da Costa e Nara Costa.
Como suplentes foram eleitos Maria Luiza, Igor e Berna.
Como observadores foram aprovados: Alice, Vânia, Ângela, Eva, Alexandre, Chiquinho, Odete, Sônia, Antonioli, Silvia, Neco e Eudira.

Atenção Haverá uma Kombi saindo às 8h30 da frente da Assufrgs para levar para os delegados para a Plenária

Pauta:

I – Debate sobre Estrutura Sindical com representação de cada Central: CUT, CTB, CONLUTAS e
INTERSINDICAL
II – Informes de Direção e de base;
III – Avaliação de Conjuntura e encaminhamentos;
1. Comissão Nacional de Supervisão da Carreira;
2. Eleições 2010;
3. Paralisações;
4. Projetos HU’s.
IV – Lançamento da Revista Memorial Linha do Tempo – 30 anos FASUBRA