Relações de trabalho são discutidas por entidades sindicais durante Fórum Social Mundial

Michele Limeira

Iniciou, na tarde desta quarta-feira (27), o Seminário Mundo do Trabalho, promovido por entidades sindicais. O evento faz parte da programação do Fórum e acontece no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa. O presidente do Parlamento gaúcho, deputado Ivar Pavan (PT), na abertura do evento, destacou a relevância do evento e afirmou que os movimentos sociais têm responsabilidade na elaboração de uma agenda global para a construção de “outro mundo possível”. “É importante a forte presença do movimento sindical organizado no Fórum Social Mundial, porque pode contribuir para o desenvolvimento da agenda global”, ressaltou.

Também participaram da abertura o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, e o vice-prefeito, José Fortunati, além de representantes das entidades promotoras: Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST).

No primeiro dia do evento ocorrem duas mesas de discussão. “A crise mundial do capitalismo e perspectiva do movimento sindical” é o tema da primeira rodada de debate desta tarde, que tem o presidente nacional da CUT, Artur Henrique dos Santos, como um dos debatedores. Em seguida, estará em pauta o tema “Trabalho decente e pacto mundial pelo emprego”. Os debates serão conduzidos por representantes das entidades promotoras:

O seminário termina amanhã (28), quando serão realizadas outras duas mesas de trabalho sobre “Criminalização dos movimentos e práticas anti-sindicais” e “Agenda mundial dos trabalhadores”.

Fonte: Assembléia Legislativa RS