Assufrgs lança GT Mulher e organiza participação no II Seminário Nacional da Mulher Trabalhadora da Fasubra

O Seminário tem caráter formativo e o objetivo do mesmo é estimular as mulheres da base da FASUBRA a refletirem acerca do seu papel no mundo do trabalho, no poder e na política. Os temas para debate são: origem da opressão à mulher, violência, mulheres no poder, mulheres nos movimentos sociais e sindicais e a troca de experiências.

Numa conjuntura de desafios estruturais, a mulher precisa se organizar e refletir o seu papel na sociedade, resistindo contra a violência vivida historicamente, e conquistando definitivamente o seu papel no mundo, com igualdade de condições. Este momento requer o aprofundamento do debate, da organização, da resistência e da reflexão.

Sendo assim a Direção Nacional, conclama a participação das companheiras da base da Federação, para que seja dado impulso ao movimento das mulheres da FASUBRA, passando pela formação, reflexão e troca de experiências organizativas nos sindicatos.

Eleição de delegadas da Assufrgs
A Assufrgs já está engajada nesta proposta e convida as servidoras e servidores da Ufrgs a participar do lançamento do GT Mulher, no dia 3 de março, às 14 horas no auditório da Assufrgs, na João Pessoa 1392.

Este GT será criado na Assufrgs, a partir da constituição na Fasubra das novas coordenações de Mulheres Trabalhadoras, Raça e Etnia e Seguridade Social aprovadas no XX CONFASUBRA, que ocorreu ano passado.

A Assufrgs pretende participar das atividades do II Encontro de Mulheres da Fasubra  e da marcha do Dia das Mulheres em São Paulo nos dias 6, 7 e 8 de março com 16 servidoras. As participantes serão eleitas no encontro de quarta-feira.


Confira a programação do II Seminário Nacional da Mulher Trabalhadora

06 de março
Teatro Marcos Lindemberg – Rua Botucatu, 862 – UNIFESP
9h: credenciamento
10h: Abertura (representante ISP, representante das Correntes, além da Coordenação da Mulher Trabalhadora)
11h: Palestra: A origem da Opressão da Mulher –
14h: Teatro ou Vídeo sobre A mulher e trabalho
14h30min: A mulher no Mundo do Trabalho –
16h: Intervalo
16h30min: Debate

07 de março
Anfiteatro Lemos Torres – Rua Botucatu, 740 – UNIFESP
09h: A violência contra a mulher –
14h: A mulher na política e as pautas das mulheres no movimento sindical – debate
16h: Troca de experiências das entidades presentes e individuais, resgate e apresentação do material da FASUBRA sobre o assunto.


08 de março
10h – Marcha do Dia Internacional da Mulher, em breve estaremos disponibilizando o local da concentração entre outras informações.