Assufrgs teve a maior delegação nas atividades da Fasubra do Dia Internacional da Mulher



Clique aqui para ver fotos II Seminário Nacional da Mulher Trabalhadora

A Fasubra organizou nos dias 6 e 7 de março em São Paulo o II Seminário Nacional da Mulher Trabalhadora. Durante estes dois dias cerca de 130 mulheres de todo o país debateram as origens da opressão à mulher, violência, as mulheres no poder, as mulheres nos movimentos sociais e sindicais e trocaram experiências. No Dia Internacional da Mulher (8 de março) elas participaram da Marcha das Mulheres no centro de São Paulo.

A Assufrgs participou com uma delegação de 21 mulheres. Maria de Lourdes (Lurdinha) informou que neste seminário foi elaborada uma carta de referência que será encaminhada para direção da Fasubra e uma das principais reivindicações e a necessidade de cursos de formação. “A pauta das resoluções também será encaminhada para o debate no GT Mulher da Fasubra”, observou.

Clique aqui para ver fotos Marcha das Mulheres em São Paulo

Laura Sheidemandel complementou o informe falando da Marcha que ocorreu no centro de São Paulo e teve bastante visibilidade. Segundo ela começou pequena, no largo da Matriarca, mas foi tomando corpo. “Onde nós passávamos o pessoal parava para olhar. A Assufrgs foi uma das mais bem representadas no evento. Também trabalhamos muito durante o seminário”.

Maria Antonieta destacou que teve representação das mulheres de cada central sindical e nos debate ficou bem clara a desigualdade entre homens e mulheres. Para Shirlei Cassel foi muito proveitoso o que ela ouviu e discutiu. “Eu não sabia nem qual era o significado da cor Lilás. Voltei satisfeita”.  Eva Barcelos Souza disse que foi a primeira vez num encontro de mulheres e felicitou as colegas. “Chegou o momento de colocar para fora os nossos pensamentos e temores”.