Assufrgs se reúne com Reitoria para esclarecer várias questões

A coordenação da Assufrgs se reuniu com a Reitoria na quinta-feira (18/3) pela manhã e debateu o Plano de Saúde e a Avaliação por Desempenho. Estavam presentes o Reitor Carlos Alexandre Netto, vice-reitor, Rui Opermann, Chefe de Gabinte, Pró-Reitor Progesp, Maurício Viegas e o chefe de gabinete do Reitor, João Roberto Mello.
Pela Assufrgs participaram Bernadete Menezes, Jose Luis Rockenbach (Neco), Celso Alves e Fabiano Rosa.

Reitor explica conflito sobre o Parque Tecnológico
O Reitor iniciou lamentando o episódio do dia 5/3 e esclareceu que não autorizou a Brigada Militar a entrar no Campus e nem a Guarda a bater nos estudantes. No entanto, considerou que foi uma violência a obstrução do prédio. “A negociação com o movimento não era para obstruir o prédio, por isto tentamos entrar. Não é papel da vigilância da Ufrgs atuar em conflitos, no entanto, tem o dever de garantir que as pessoas tenham o direito de ir e vir”, explicou o Reitor.
A coordenação da Asssufrgs destacou que a segurança da Ufrgs, são vigilantes, portanto, não cabe a eles nenhum tipo de ato violento contra a comunidade. Algumas informações sobre o Parque já encontram-se disponíveis na página da UFRGS.

Lançado edital do Plano de Saúde
Foi lançado o edital para realização de pregão eletrônico da operadora de Plano de Saúde. O edital e os anexos podem ser conferidos no site da Ufrgs. “Foram criadas 10 faixas e quatro modalidades, não havendo carência para os servidores e seus dependentes, o plano não pode ter diferenciação por idade, e o pagamento será feito através de doc, não agravando a margem consignável do servidor, e a contrapartida (como está sendo chamado o ressarcimento) será acrescida no contra-cheque do servidor”, explicou Maurício. A íntegra do edital encontra-se no site da Assufrgs e da Ufrgs Assufrgs questionou o fato da Reitoria ter voltado atrás na posição de firmar convênio e reafirmou a posição da Assembléia que no entender dos técnico-administrativos garantiria a possibilidade da maioria finalmente obter acesso ao plano de saúde, através do ressarcimento.

Unidades vão conhecer processo de avaliação por desempenho
O processo de avaliação por desempenho está entrando na fase de capacitação, informou Maurício. A CIS está acompanhando e já tem uma agenda para apresentação da proposta para todos os servidores. Segunda-feira (22/3) ocorre a primeira apresentação. Todas as unidades serão contempladas. “A proposta é estimular a participação de todos e ter um processo de avaliação pró-ativa”, destacou o pró-Reitor de Gestão de Pessoal.

Assufrgs questiona desvio de Função
A Assufrgs, demonstrou sua preocupação de como tem sido encaminhados processos de reversão de desvios de função. Os desvios ocorreram porque não houveram preenchimento de vagas nas universidades, durante mais de 10 anos. Agora, quando o movimento conquistou novos concursos públicos, a Universidade que se beneficiou durante todos estes anos não pode tratar os trabalhadores desta forma. Maurício informou que não é política da Progesp, mas que vão conversar com os diretores.

Na próxima quinta-feira haverá nova reunião onde se discutirá: 1. PDI 2. Situação do Luizinho e do Padre 3. CNS (reposicionamento e 700 processos)