Conae aprova 50% das vagas nas universidades públicas para alunos egressos de escolas públicas

Clique aqui e leia mais notícias

Entre as propostas aprovadas na plenária final da Conae, ontem (1/4) em Brasília, está a reserva de 50% das vagas nas universidades pública para alunos egressos de escolas públicas, sendo respeitada proporção de negros e indígenas por estado, conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foi ainda sugerida a destinação de 50% dos recursos obtidos a partir da extração do petróleo da camada pré-sal para a Educação. Desta verba, 30% ficaria com a União, para investimentos em Educação Profissional e Superior; e 70% iriam para os estados e os municípios aplicarem na Educação Básica.

Outra questão aprovada entre os participantes da conferência foi a eleição de diretores de escolas. Os delegados concordaram também com a consolidação de uma política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltada à formação integral do indivíduo, incluindo daqueles em situação de privação de liberdade.

As deliberações da Conae estarão disponíveis até o final do mês na página da conferência (http://conae.mec.gov.br) e serão encaminhadas aos delegados por correio eletrônico. O documento começou a ser construído nos debates realizados em 27 conferências estaduais e em 1,5 mil municipais, no ano passado. Na Conae, as propostas foram votadas em reuniões por eixos temáticos (seis), terça e quarta-feira; e enviadas à plenária geral, de ontem. Durante a conferência nacional, os 2,5 mil delegados de todo o país foram responsáveis por propor, ajustar e aprovar modificações no texto.

Fonte Correio do Povo