Trabalhadores e estudantes da UFRGS participam de Ato em Caxias no dia 1º de maio

As comemorações do dia 1º de maio foram intensas por todo o Brasil, promovidas pelas diversas centrais sindicais. Em Caxias do Sul, o Ato Show em comemoração ao dia do trabalhador promovido pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CTB) contou com a participação de trabalhadores e estudantes da UFRGS. O Ato Show reuniu 20 mil participantes nos pavilhões da Festa da Uva, na cidade de Caxias do Sul, Pólo Industrial do RS.

Às 10h da manhã, nos pavilhões, o Senador Paulo Paim palestrou sobre os desafios para os trabalhadores em 2010. “A luta pelo fim do Fator Previdenciário, que é o maior mal causado ao trabalhador desde a ditadura, vai continuar. Este é um dos grandes desafios para o trabalhor”, disse o Senador Paim.

Para José Luis Rochembach, o “Neco”, coordenador da ASSUFRGS presente no evento, “o dia 1º de maio é um dia de comemoração, mas também de luta para os trabalhadores e trabalhadoras. Uma grande tarefa que se apresenta para nós é fortalecer a unidade sindical, construir uma agenda que unifique a luta de todos os trabalhadores, e garanta melhorias de condições de trabalho, aumento de empregos, dignidade para os aposentados, desenvolvimento do país, que é o que todos buscamos, tanto do serviço púlico, como privado”, afirma.

Já a estudante de Ciências Sociais da UFRGS Luiza Almeida, diretora de Cultura da União Estadual dos Estudantes Livre João Carlos Haas Sobrinho, também presente no Ato, celebra o 1º de maio lembrando a importância da data para a juventude. “Aqui em Caxias vários jovens participaram do Ato, e todos precisam de oportunidade de educação e emprego. Foi quando um trabalhador se tornou presidente que os jovens puderam ter mais oportunidade de acesso ao ensino superior, bem como aumento de vagas no mercado de trabalho. É um momento único para o Brasil, onde precisamos fortalecer as lutas e conquistas dos estudantes e trabalhadores”.

À tarde, diversas atrações artísticas foram apresentadas. Para celebrar a data, subiram ao palco várias atrações como bandas dos mais variados estilos, e a Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina. Além dos shows, foram realizadas atividades para toda família, debates e manifestações sobre as bandeiras defendidas pelos trabalhadores ao longo do ano de 2010.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo,  saudou os trabalhadores e trabalhadoras presentes no ato. “E um dia para comemorar mas também para refletir. Pois apesar de muitas conquistas, os trabalhadores ainda tem muitos desafios pela frente,” falou Assis, destacando a luta pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário.

O Dia do Trabalhador celebra as conquistas dos trabalhadores ao longo da História. É lembrado em 1º de maio porque nesse dia, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago. Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o dia como data máxima dos trabalhadores organizados, para assim lutar pelas oito horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de oito horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes.

Fonte: Coordenação de Imprensa da ASSUFRGS com informações Portal dos Metalúrgicos de Caxias do Sul.