3º Seminário Antirracista debaterá o papel da UFRGS na promoção das ações afirmativas

Definido tema e data de realização, o 3º Seminário do GT Antirracismo começa a virar realidade. A reunião realizada dia 04/05, contou com a participação das lideranças do movimento estudantil Leonardo Silveira, secundarista dirigente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), Luiza Almeida, acadêmica de Ciências Sociais da UFRGS e dirigente de Cultura da União Estadual dos Estudantes (UEE), e Márcio Duarte, também estudante da UFRGS e ex-dirigente de Combate ao Racismo da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Participação dos estudantes

Os convidados destacaram a importância de unir forças em torno da questão. Para Leonardo Silveira, "a Lei 10.639 é uma conquista do movimento negro que pretende combater o racismo na base, que são as escolas. É uma grande mudança. Hoje, nós não temos acesso a contribuição do povo negro na construção de nosso país além de uma pincelada sobre Zumbi", exemplifica ele. "Por isso, essa atividade da ASSUFRGS é muito importante para nós estudantes secundaristas, porque nós queremos que a Lei seja realmente implementada", afirma.

Luiza Almeida complementa afirmando a importância da construção de agendas comuns dos movimentos sociais. "Está na ordem do dia a UFRGS avaliar sua participação na promoção das ações afirmativas. A UEE estará organizando também a caravana do pré-sal e a um seminário sobre cultura no final de maio também na UFRGS, e gostaríamos de construir essas agendas em parceria com a ASSUFRGS", afirma.

Já Marcio Duarte, que foi membro do CONSUN na ocasião da aprovação das cotas na UFRGS, parabeniza a escolha do tema e afirma que dia 7 de maio será promovida aula inaugural do Curso Procedimentos didáticos-pedagógicos aplicáveis em história e cultura afro-brasileira. "É uma boa oportunidade para fortalecermos nosso seminário", sugere.

O seminário

O integrante do GT, Francisco Martins Lima(Chiquinho), destaca que a atividade realizada na UFRGS deverá ser diferente da de Pelotas. "Estamos participando do Seminário Regional de Pelotas de 13 de maio, mas esse seminário deverá ser diferente, porque lá em Pelotas nem as cotas foram aprovadas e o GT deles está recém sendo criado. O Seminário daqui deverá pautar as questões políticas que unem os movimentos em torno da bandeira de combate ao racismo. Graças a nossa luta as cotas avançaram muito, inclusive nossa Universidade conservadora aprovou, mas a Lei 10.639 ainda não saiu do papel, é preciso exercer pressão para que se cumpra".

Joana de Oliveira elogiou a participação dos estudantes na organização do Seminário. "Queremos a participação de todos. Acho o convite dos estudantes para realizarmos uma programação conjunta muito boa, tirou as palavras da minha boca. Temos tudo pra fazer um excelente seminário", avalia.

O Grupo ainda aprovou a realização do SAMBASSUFRGS, festa do GT que já foi realizada em seminários anteriores. O local e a data do SAMBASSUFRGS será divulgado posteriormente.

Fotos Luis Henrique Silveira
Fonte: Coordenação de Imprensa da ASSUFRGS