Feira no Cais do Porto celebra força do Brasil Rural Contemporâneo

A Feira Nacional da Agricultura Familiar começou nesta quinta-feira (13), em Porto Alegre, e reuni 350 empreendimentos familiares de todo o país, com previsão de comercialização de mais de 200 toneladas de produtos. O Rio Grande do Sul é um dos Estados que têm a agricultura familiar mais forte do país. O setor corresponde a cerca de 86% dos estabelecimentos rurais produtivos no Estado, sendo responsável por 54% do valor bruto da produção gaúcha e 81% das pessoas ocupadas no meio rural.

Com entrada franca, O evento ocupará três armazéns do Cais do Porto (A4, A5 e A6). Nesses espaços estarão à disposição do público produtos como os queijos do Rio Grande do Sul e a cracóvia do Paraná; o bombom de buriti do Cerrado, o tacacá da Amazônia e a tapioca do Nordeste; roupas e acessórios de lã de ovelha e crina de cavalo do Rio Grande do Sul e bolsas de couro de peixe do Mato Grosso do Sul, entre outros achados que refletem a diversidade dos produtos da agricultura familiar.

O Brasil Rural Contemporâneo é o maior evento da América Latina de exposição e venda de produtos da agricultura familiar. Ao todos, nas seis edições realizadas desde 2004 – quatro em Brasília (DF) e duas no Rio de Janeiro (RJ) – cerca de 700 mil pessoas compraram e saborearam produtos e se deliciaram com espetáculos e apresentações culturais. O crescente sucesso do evento reflete a importância do setor para a economia do País. No Brasil há cerca de 4,3 milhões de propriedades agrícolas familiares, que ocupam cerca de 70% da mão-de-obra no meio rural, de acordo com o Censo do IBGE/2006.

A Feira contará também com uma intensa programação cultural.

No Palco Multicultural, ontem ocorreu o show com Gilberto Gil, até domingo se apresentarão Otto, Teatro Mágico e Monobloco, além dos gaúchos Richard Serraria, Nei Lisboa, Frank Jorge, Julio Reny e Wander Wildner.

Já no Tablado de Raiz estarão presentes grupos como o Maracatu Estrela de Ouro (PE), Zambiapunga (BA), Coco Raízes de Arco Verde (PE), Congada Maçambique de Osório (RS) e Cantadores do Litoral (RS).

Fonte Carta Maior
Fotos: Eduardo Monteiro/MDA