Servidor não terá mais reajustes, mas Senado aprova benefícios para 32 mil

O funcionalismo público não terá novos aumentos em 2010. O aviso foi dado quinta-feira (17/6) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele admitiu que existem pressões exageradas a respeito. Porém, afirmou, os aumentos serão dados apenas quando houver dinheiro disponível. "Para este ano, no entanto, acabou a gastança com salários. O ano é eleitoral e todo mundo quer tirar uma casquinha", garantiu.

O presidente disse que só vai dar aumento que já foi acordado em 2008. "Temos ainda parcelas a cumprir. Isso será cumprido. Mas discussão de aumento, as pessoas terão de esperar o novo governo chegar, porque eu não posso comprometer o orçamento do governo que vem", afirmou Lula, no Itamaraty, onde participou do encerramento da 34 reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

Lula lembrou que o aumento de 7,72% autorizado para as aposentadorias acima de um salário mínimo foi possível, com o compromisso dos Ministérios do Planejamento e da Fazenda de cortar, inclusive, emendas parlamentares. Mesmo com a afirmação do presidente Lula, o Senado aprovou ontem à tarde mudanças nos planos de carreira de 32 mil servidores federais, o que causará um impacto de R$ 401 milhões nas contas públicas em 2010 e R$ 773,7 milhões em 2011.

Fonte Correio do Povo