Começa quarta (23/6) o I Fórum de Vigilância e Promoção à Saúde do Servidor Público Federal

Começa amanhã, dia 23, e se estende até sexta-feira, dia 25 , o I Fórum de Vigilância e Promoção à Saúde do Servidor Público Federal, que será realizado em Gramado/RS. Idealizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a atividade pretende definir, disseminar e uniformizar conhecimentos e conceitos fundamentais da vigilância e promoção à saúde na Administração Pública Federal.

Participam do evento o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira,o diretor do Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor, Sérgio Carneiro, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, representantes de todos os estados brasileiros e, pela UFRGS, o reitor em exercício Rui Vicente Oppermann e o pró-reitor de Gestão de Pessoas Maurício Viegas.

Durante o Fórum serão ministradas palestras, haverá a mesa-redonda “Estratégias de Intervenção nos ambientes e processos do trabalho público”, a Conferência Magna “Promoção de saúde e uma análise histórica e conceitual”, além do lançamento da Norma Operacional de Saúde do Servidor Público Federal.

O evento terá a presença dos seguintes palestrantes: Dina Czeresnia, na conferência magna, abordando o tema Promoção à Saúde: Conceitos, Diretrizes e Concepções; Rinaldo Marinho e Jorge Machado, na mesa redonda, falando sobre Estratégias de Intervenção nos Ambientes e Processos do Trabalho Público; Ada Ávila e José Roberto Goldim com as palestras Relações de Trabalho e Saúde no Serviço Público e Equipe Multiprofissional Consolidando o Conhecimento Transdisciplinar, respectivamente; e os debatedores Fadel Vasconcelos, Mário Vidal e Leda Leal Ferreira com o tema Abordagens sobre os Ambientes e Processos de Trabalho, na mesa redonda. Além desses, o palestrante Naomar de Almeida Filho, abordará o tema Relações de Saúde e Trabalho Público no Mundo Contemporâneo, na conferência.

No Fórum, acontecerá também o lançamento do Catálogo de Experiências em Vigilância e Promoção à Saúde e, dos Princípios, Diretrizes e Ações em Saúde Mental. Alem disso, haverá ainda a apresentação sobre Experiências em Vigilância e Promoção no Serviço Público, exposição de painéis de programas e projetos de Promoção e Vigilância, e a comemoração pelo 75º aniversário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, parceira no Fórum.

Mais informações http://www.planejamento.gov.br/hotsites/forumdevigilancia/