Assufrgs debate Racionalização, Plano de Saúde e PDI com a Reitoria

A Coordenação da Assufrgs reuniu-se na quinta-feira (8/07) com o Reitor, Carlos Alexandre Neto, para tratar de Racionalização de Cargos, Plano de Saúde e Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.



Racionalização de Cargos
Na ocasião foi relatado os encaminhamentos do “Seminário de Racionalização da Fasubra” e entregue ao Reitor o documento elaborado pelo GT Carreira da Assufrgs. O mesmo que foi encaminhado à Fasubra e que trata da racionalização dos cargos de Porteiro, Recepcionista e Operador de Máquina Copiadora, além de cópia do mais recente relatório elaborado pelo GT Racionalização da Comissão Nacional de Supervisão – CNS e do material contendo outras demandas surgidas no Seminário.

O Reitor comentou que a demanda é pertinente e que no dia 19/07 haverá uma reunião da Associação Nacional dos Dirigentes da Instituções Federais de Ensino Superior (Andifes). No entanto, considerou difícil este ponto fazer parte da pauta, pois a reunião será com o presidente Lula para tratar da autonomia universitária. Porém, o Reitor assegurou que na reunião seguinte da Andifes estará defendendo a Racionalização de Cargos.

Plano de Saúde
A Coordenação da Assufrgs solicitou ao Reitor que a Ufrgs negociasse junto a operadora do Plano de Saúde (Unimed) a possibilidade de parcelamento dos valores da adesão, para os servidores que ingressarem no plano de saúde agora e que somente receberão o valor da contrapartida no mês seguinte. O Reitor salientou que não havia percebido este problema e que a administração fará contatos junto a operadora para tentar resolve-lo. O Reitor também aceitou a sugestão de instalar mais um ramal de telefone no Departamento de Saúde Suplementar (DSSU) para prestar esclarecimentos e informações sobre o plano, devido ao grande número de dúvidas que estão sendo levantadas pelos servidores.



Plano de Desenvolvimento Institucional
O Reitor informou que a comissão instituída para elaborar a versão inicial do PDI, o chamado Livro Verde, deverá estar ultimando seus trabalhos até a primeira quinzena de agosto, a partir desta data a proposta deverá ser avaliada pela comunidade universitária em 45 dias.
Após este prazo será elaborada uma nova versão do PDI, chamada de Livro Branco, com a incorporação das propostas encaminhadas pela comunidade universitária que serão amplamente divulgadas,  para posterior encaminhamento ao Consun.
O Reitor salientou que a realização dos quatro encontros para a discussão do PDI, apresentaram uma visão mais ampla de universidade e modelos de discussão e implantação do PDI em outras universidades.

Encontro dos Vigilantes
A Assufrgs também solicitou ao Reitor a autorização de mais uma passagem aérea aos participantes do Encontro Nacional de Vigilantes, promovidos pela Fasubra. Tendo em vista que o mesmo tratará de propostas para a segurança das instituições. O Reitor ficou de analisar a possibilidade de atender a solicitação.

Participaram da Reunião os seguintes coordenadores: Silvio Corrêa, José Luis Rockenbach (Neco), Fabiano Porto e Celso de Andrade Alves. Pela administração: o Reitor Carlos Alexandre Neto, Maurício Viegas (Pró-reitor da Progesp), Vânia Pereira (vice Pró-reitora da Progesp), João Roberto Braga de Mello (Chefe de Gabinete) e a assessora do Reitor, Carmen Regina de Oliveira.