Reunião dos aposentados debate novo plano de saúde suplementar da Ufrgs

Na reunião dos aposentados na tarde chuvosa de segunda-feira (12/07) às 15hs, no auditório da Assufrgs, foi debatido o Plano de Saúde e esclarecidas várias dúvidas em relação a Cartilha elaborada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), com o objetivo de fornecer um instrumento de consulta aos servidores e pensionistas da UFRGS.

Os aposentados receberam uma cópia da cartilha e o coordenador da Assufrgs, Silvio Corrêa, fez uma apresentação ressaltando alguns dados importantes como a diferença para quem aderir nos planos Unifácil, Unipart e Unimax. Ele ressaltou a importância das pessoas ao aderirem o plano pela primeira vez, estar cientes que primeiro deverão efetuar o pagamento para depois serem ressarcidas dentro de um mês. Outro cuidado foi em relação ao aumento do salário. “Deve-se ter uma atenção maior nas tabelas. Falam que o plano é para todos, mas não é assim uma vez que as pessoas não possuem o mesmo salário. Temos que estar preocupados em repassar aos colegas as informações, pois conforme muda a faixa etária, muda o valor do plano’’.

A servidora da recém criada Divisão de Saúde Suplementar (DSS), Lurdes Fernandes, chamou a atenção para a necessidade do guia impresso, com a lista dos médicos, pois nem todos idosos tem acesso a internet. Segundo lurdes este público deve ter mais atenção no atendimento e em relação aos valores diferenciados. “A Instituição deve investir mais no quesito comunicação e a Unimed fará seu papel mandando junto do boleto as informações do plano, pois as pessoas querem saber o que pagam e o que irão pagar. Vamos disponibilizar o contrato na página da Progesp’’, destacou.

A reunião contou com a presença do Marcelo Soares Machado do Departamento Administração Pessoal que falou da dificuldade das pessoas que estão sob a guarda ou os cuidados de alguém e pediu a colaboração de todos para divulgação do novo plano. “Estas pessoas muitas vezes tem problemas de memória, estão em clínicas ou fora do país e não sabem o que está acontecendo em relação a mudanças no plano da Unimed. A divisão é nova, e está criando uma identidade. As dúvidas são ótima para nós nos moldarmos’’, concluiu

O coordenador do Conselho de delegados, Luis Francisco Martins Alves (Chiquinho), também chamou a tenção para os grupos de pessoas que já estão no plano há anos e devem ter mais atenção, devido as informações novas. Como exemplo relatou as tabelas de preços e idades de difícil compreensão, que devem ser colocadas a disposição de forma mais clara.

O Coordenador da Assufrgs, José Luís Rockenbach (Neco), observou que saúde tem que ser acessivel à todos. “O SUS foi um avanço porque todos têm direito, mas quando todos usam cai o rendimento. Historicamente no Brasil, somos a categoria com o menor piso salarial, fizemos uma greve para ter um plano de saúde e agora devemos pressionar e cobrar mais da administração’’.

Neco também esclareceu sobre a Emenda Constitucional que está tramitando no Congresso que exclui os aposentados da contribuição do INSS e convidou os aposentados para participarem no dia 14/07 da reunião que abordará este assunto e no dia 21/07, na reunião sobre a Colônia de férias em Garopaba, no auditório da Faculdade de Direito.