Aposentados debatem coleta seletiva e a preservação do meio ambiente

Clique aqui para ver mais fotos

Em 2007 a Assufrgs conseguiu uma vaga para Agente Ambiental, onde foi aplicada uma pequena coleta seletiva dentro da Assufrgs que o destino era a reciclagem.
A coordenadora Antonieta Xavier era a Agente e trouxe para dentro da Assufrgs algumas mudanças nos hábitos com relação ao lixo produzido pelos companheiros.
Na reunião dos aposentados, desta segunda-feira foi abordado o tema ‘’Coleta Seletiva’’ para salvarmos o Meio Ambiente no dia-a-dia transformando os hábitos rotineiros mais conscientes ecologicamente.

Os aposentados presentes puderam ter um embasamento sobre reciclagem, onde com uma apresentação Antonieta falou dos 5Rs da educação ambiental em ação:
Repensar os hábitos de consumo e descarte
Recusar produtos que prejudiquem o Meio Ambiente
Reduzir consumo desnecessário
Reutilizar antes de descartar
Reciclar materiais

Alguns dados importantes foram destacados
75 latas de aço recicladas, reserva-se uma árvore
100 toneladas de plástico reciclado evita-se extração de 1 tonelada de petróleo
10% de vidro reciclado economiza-se 4% de energia e reduz 10% no consumo de água

E para quem tinha dúvidas com relação as latas de lixo coloridas que encontramos pela cidade nas ruas, onde descartar cada tipo de lixo como plásticos, metais, papel e vidro há uma cor padrão para cada tipo.


PLÁSTICOS cor padrão VERMELHO
METAL cor padrão AMARELO
PAPEL cor padrão AZUL
VIDRO cor padrão VERDE

‘’A informática, hoje, é o que mais produz lixo, cada ano há um novo tipo de tela, um novo tipo de CPU, um novo tipo de teclado ou mouse e o que não querem mais é descartado ocasionando males à natureza sme percebemos’’, disse Antonieta .

Por fim, os aposentados assistiram um vídeo sobre aquecimento global e houve entrega de dois brindes para quem respondeu a perguntas sobre os datas importantes do meio ambiente. Acesse o vídeo pelo link http://www.youtube.com/watch?v=J2uu97VxHlU


Relato da reunião

A reunião de aposentados, nesta segunda-feira (9/8), ocorreu às 14h30 com o coordenador de assuntos de aposentadoria, Mauro do Anjos, a coordenadora de imprensa Maribel dos Santos Nunes e a coordenadora geral Antonieta Xavier. A reunião teve como pauta principal a Coleta Seletiva (Meio Ambiente).

Feijoada
Antonieta iniciou a reunião destacando a feijoada do dia 14 de agosto, às 12h na Sede Campestre. A coordenadora falou da importância da sede Campestre ter atividade uma vez por mês para ser melhor utilizada.

Contribuição
O coordenador geral José Luís Rockenbach (Neco) destacou a matéria ‘’ Comissão aprova fim de contribuição do servidor aposentado’’ do Boletim do dia 06 de agosto distribuído na reunião, que estipula o fim da cobrança da contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados.

Plano de Saúde
Para quem tem dúvidas sobre o Plano de Saúde haverá uma reunião no dia 11 de agosto, no Campus do Vale (ILEA), às 13h.