Terça-feira (31/8) encerra o prazo para aderir ou migrar para o novo plano de saúde da Unimed

Já foram realizadas mais de três mil migrações e cerca de 700 novas adesões para o novo plano de saúde suplementar, até quinta-feira (25/9) conforme informou o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Maurício Viegas. Em entrevista ao jornalista da Assufrgs ele esclareceu algumas dúvidas sobre o plano de saúde, assistência aos servidores no HCPA e os exames periódicos.



Atendimento HCPA
Maurício informou que o atendimento aos servidores no HCPA continuará e não existe nenhuma decisão contrária neste sentido. Que os problemas que ocorreram no Campus Vale foi no sistema e com os funcionários terceirizados que atendiam. “A situação já foi normalizada e inclusive colocamos um servidor da Ufrgs para fazer o atendimento”.

Exames períódicos
Sobre os exames periódicos já está em fase de licitação, na Proplan, o edital para contratação da empresa que irá realizar os exames periódicos dos servidores da Ufrgs e no máximo até novembro deverão iniciar a realização dos exames.

Plano de Saúde
No dia 31 de agosto encerra o prazo para aqueles que possuem o plano antigo da Unimed e vão migrar para o novo plano, assim como para quem irá aderir pela primeira vez, sem período de carência para o primeiro atendimento. E quem não migrou ou aderiu ao plano como ficará?
Maurício esclareceu que não haverá prorrogação do prazo, porque é uma questão de contrato com a operadora. “Nós utilizamos todos os recursos de divulgação para os servidores da ativa, pensionistas e aposentados. Produzimos um folder explicativo, enviamos correspondência individual, colocamos as informações na página da internet, criamos uma estrutura e um departamento novo (DSSU) para atender os servidores, solicitamos a Unimed que colocasse dois funcionários a nossa disposição para atender os novos pedidos e migrações, as entidades representativas como a Assufrgs também tem nos ajudado bastante realizando os seminários de esclarecimento, enfim tudo isto para que nestes dois meses pudesse ocorrer a mudança de plano de saúde”, destacou.

Parcelamento
A Assufrgs solicitou ao Reitor que fosse possível fazer o parcelamento da primeira mensalidade, tendo em vista que somente depois do pagamento é que a Universidade irá proceder a contrapartida (ressarcimento). Maurício disse que foi gestionado junto a operadora, que até o momento não deu um retorno. “Eles se colocaram a disposição para modificar, informaram que não se opunham, mas estavam com dificuldades junto ao sistema de cobrança da instituição que não tem esta modalidade de parcelamento e talvez por isto ainda não tenham dado o retorno”, esclareceu.

Ressarcimento/Contrato
Maurício informou que esteve reunido com a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento no dia 12/8 e reiterou a necessidade da possibilidade do “ressarcimento” conviver com a modalidade “contrato”. “Eles estão convencidos desta necessidade, com base nos argumentos apresentados pela Universidade em dezembro do ano passado e estão gestionando junto ao Secretário de RH, Duvanier Paiva, para que seja possível o “ressarcimento” para aquelas instituições que fizeram contrato. Esta é a maneira que vemos de contemplar aqueles que não irão aderir ao plano ou que já possuem assistência de outros planos de saúde”.

Acompanhamento do Plano de Saúde
Recentemente foi nomeada pelo Reitor uma Comissão com objetivo de acompanhar o plano para que tenha a transparência necessária. A comissão é composta por Celso Alves (Assufrgs), Lúcio Hagemann (Adufrgs), Lurdes Fernandes (Divisão de Saúde Suplementar (DSSU) e Marcelo Soares Machado (Departamento de Administração de Pessoal).

Por Luis Henrique Silveira
Jornalista Assufrgs